Qual é horário de funcionamento do CCJF?

O CCJF está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 11h às 17h. Ele fica fechado às segundas-feiras e em datas específicas.

As exposições que acontecem no CCJF são gratuitas?

Sim, todas as mostras permanentes e temporárias que acontecem no CCJF possuem entrada franca.

A visita ao prédio do CCJF é gratuita?

A visitação no prédio do CCJF é gratuita, bem como o acesso às exposições permanentes e temporárias. Algumas atividades específicas no Teatro, Cinema ou Sala de Cursos são cobradas.

O CCJF oferece visitas guiadas?

Sim! As visitas orientadas ao prédio são realizadas pelo Setor de Atividades Educativas, de terça a sexta-feira, das 13 às 17h. Os agendamentos são feitos pelos telefones (21)3261-2552 e (21)3261-2567, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h.

O CCJF possui acessibilidade para pessoas com deficiência?

Sim! O CCJF possui rampa de acesso e elevadores às pessoas com deficiência e/ou restrição de mobilidade. O Teatro, o Cinema e a Sala de Cursos são adaptados para recepcionarem cadeirantes.

Como posso me informar sobre a programação de eventos do CCJF?

Existem quatro maneiras para você acessar a programação do CCJF e ficar por dentro das novidades: pelo site, pelas redes sociais, por e-mail ou por WhatsApp.

Qual é o horário de funcionamento da bilheteria do CCJF? Como posso entrar em contato com a bilheteria do CCJF?

Shows e concertos de música • Venda de ingressos: a partir de duas horas antes do espetáculo • Ingressos Gratuitos: distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo Sessões de cinema • Venda ou distribuição de ingressos uma hora antes da primeira sessão Peças de teatro • Venda de ingressos: a partir de duas horas antes do espetáculo • Ingressos Gratuitos: distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo Caso tenha alguma dúvida ou queira saber informações sobre ingressos, entre em contato com a bilheteria através do telefone (21)3261-2565, ou recepção 3261-2570, de terça a domingo, a partir das 16h.

Qual é o horário de funcionamento da Biblioteca e da Sala de Leitura do CCJF?

A Biblioteca do CCJF e a Sala de Leitura, no 2º andar, estão abertas ao público de terça a sexta, das 12h às 17h; já a Sala de Leitura do térreo funciona de terça a domingo, também de 11h às 17h.

Posso entrar com material próprio (livros, cadernos etc) na Biblioteca do CCJF?

Sim, pode.

O catálogo de obras da Biblioteca do CCJF é especializado em quais temas e como posso acessá-lo?

A Biblioteca do CCJF é considerada uma Biblioteca Pública Temática em Artes. Seu acervo é direcionado para a área cultural, com obras voltadas para Artes e Cultura. Para consultar o catálogo, acesse o site http://www7.trf2.jus.br/sophia_web_ccjf/.

Como acontece o empréstimo de livros na Biblioteca do CCJF?

O empréstimo é franqueado aos servidores da Justiça (inclusive aposentados), terceirizados e estagiários e entre Bibliotecas. Assim, caso a pessoa pertença a alguma instituição de ensino, por exemplo, a Biblioteca desta instituição se responsabilizará pelo empréstimo das obras, manifestando interesse do usuário no item apontado em documento enviado à Biblioteca do CCJF.​

A Biblioteca do CCJF aceita doações de livros?

Sim! A Biblioteca do CCJF aceita doação de livros e revistas dentro da temática cultural, porém mediante consulta prévia.

Posso tirar fotos no interior do CCJF?

Sim. O visitante poderá fotografar no interior do CCJF sem o uso do flash, desde que as imagens sejam destinadas a uso estritamente pessoal, não sendo permitido o uso de tripés, refletores ou de outros equipamentos profissionais.

Posso fumar no interior do CCJF?

Não. É proibido fumar no interior do CCJF, em atendimento à legislação vigente.

Posso entrar no CCJF sem camisa ou com trajes de banho?

Não é permitido entrar no CCJF sem camisa ou com trajes de banho.

Posso entrar no CCJF de bermuda?

Sim, é permitido entrar no CCJF de bermuda.

Posso falar ao celular dentro do CCJF?

Não é permitido falar ao celular durante os espetáculos, na Sala de Sessões, nas Salas de Exposições e na Biblioteca.

Os visitantes podem tocar nas obras expostas nas exposições?

Os visitantes não poderão tocar nas obras e nem ultrapassar as barreiras previamente indicadas, a não ser que isso seja indicado. Pede-se aos pais e professores que orientem suas crianças para não tocarem nas obras.

Posso entrar no CCJF com meu animal de estimação?

Não será permitido entrar com animais no CCJF, salvo pessoas com deficiência acompanhadas de cães-guia.

Quais objetos têm entrada proibida no CCJF?

No CCJF, não é permitida a entrada de objetos de grandes dimensões, malas, bebidas ou alimentos. O CCJF também não possui guarda-volumes para deixar estes objetos. É função do Setor de Segurança do CCJF julgar a periculosidade dos objetos e as situações em que será necessário chamar as autoridades policiais.

O CCJF possui guarda-volumes?

Não.

Quais as medidas de segurança que o CCJF adota?

Com o objetivo de preservar a segurança, o CCJF é monitorado por circuito interno de TV. Não é permitida a entrada do visitante portando armas, facas, canivetes, martelos, sprays e todo tipo de objeto que possa ameaçar a segurança dos visitantes, do patrimônio e das obras expostas.

As peças de teatro e as sessões de cinema estão sujeitas a lotação?

Sim, os eventos estão sujeitos a lotação. O Cinema possui 56 assentos, o Teatro conta com 141 lugares na plateia, a Sala de Cursos tem 30 lugares e a Sala de Leitura apresenta 20 lugares. Já a Sala de Sessões possui 84 assentos. Quando ocorre a lotação do evento, não é permitido que os espectadores fiquem sentados no chão, nas áreas de circulação ou em pé no Teatro, no Cinema e na Sala de Cursos. Também não é permitida a colocação de cadeiras extras nos espetáculos.

É possível realizar ensaios fotográficos ou de vídeo nas dependências do CCJF?

Os ensaios fotográficos podem acontecer mediante autorização e regras próprias da administração do CCJF. Para solicitação, os interessados devem encaminhar mensagem para o endereço de e-mail adm.ccjf@trf2.jus.br

É possível utilizar o espaço do CCJF para realização de cerimônias, como casamentos e colação de grau?

Não. O CCJF não cede seu espaço para casamentos e colação de grau, nem fotografias ou vídeos destes tipos de eventos. O prédio do Centro Cultural Justiça Federal é utilizado apenas com a finalidade de promover a cultura e o debate jurídico.

Posso trabalhar no CCJF? Como é a forma de ingresso no quadro de servidores e estagiários no CCJF?

A forma de ingresso no quadro de servidores do CCJF se dá apenas através de aprovação em concurso público realizado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Já os estagiários são selecionados pela SESTAG – Seção de Estagiários, no TRF2, cujo telefone é (21) 2282-8534.

Posso apresentar ou expor algum projeto cultural no CCJF? Como funciona o processo seletivo? Existe algum Regulamento disponível?

O processo seletivo para apresentação de projetos culturais geralmente acontece no meio do ano, entre junho e julho, visando preencher a pauta do CCJF durante todo o ano seguinte. Esse processo seletivo é publicado no site do Centro Cultural, desde o Regulamento até a lista de projetos aprovados. Após a seleção dos projetos e a divulgação do resultado, começa a fase de montagem da agenda do próximo ano. Ao fim desse planejamento, que costuma se estender até março, será possível identificar casos de desistência ou cancelamento que impeçam a execução de um projeto classificado, o que possibilita ao CCJF incluir novos eventos à programação. Caso haja interesse, acompanhe o Regulamento através do site https://www10.trf2.jus.br/ccjf/. O CCJF também se reserva o direito de pautar eventos de interesse da Justiça Federal, que não tenham sido inscritos no Regulamento Geral.