História da caricatura brasileira: os precursores e a consolidação da caricatura no Brasil

por Maria do Carmo Rodrigues de Oliveira / 13 agosto 2014 / Sem comentários

livrodestaque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAGNO, Luciano. História da caricatura brasileira: os precursores e a consolidação da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Gala Edições de Arte, 2012. 528 p.

A obra História da Caricatura Brasileira, de Luciano Magno, examina a trajetória e a produção dos protagonistas da caricatura no Brasil, desde o século XIX até a contemporaneidade. Faz parte de uma coleção em vários volumes, que tem o objetivo de resgatar e revisar a história da caricatura brasileira, mapeando a nossa produção gráfica, dos primórdios até os dias de hoje, com registros e análises biográficas sobre a trajetória e a obra dos principais caricaturistas brasileiros, oriundos de vários Estados.
O surgimento da aventura da caricatura no Brasil é o tema do primeiro volume dessa obra. Um dos pontos de ineditismo é o fato de revelar, de forma detalhada, caricaturistas que não foram con­templados ou sequer citados em estudos anteriores. Refunda a caricatura no Brasil, estabelecendo novo marco inaugural a partir de charge publicada no periódico pernambucano O Maribondo, em 25 de julho de 1822, e destaca a importância precursora das estampas caricaturais de Manoel de Araújo Porto-Alegre.
A obra, em pouco tempo, obteve sucesso de crítica e de público no Brasil. Foi escolhida como “um dos melhores livros do anoâ€, pela crítica especializada do Jornal O Globo, recebeu o prêmio da Associação dos Cartunistas do Brasil, na categoria Grande Contribuição, e foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013, na categoria Livro de Arte/Fotografia.

Luciano Magno