Apresentação

O Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, e em sintonia com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, realiza a segunda edição do evento MULHER PODER E DEMOCRACIA, juntamente com o evento INTERSEÇÕES ENTRE DIREITOS E PO(ÉTICAS). Deseja novamente reafirmar a importância do que está consignado no Objetivo número 5 da Agenda 2030, que prevê acabar com todas as formas de discriminação e violência contra todas as mulheres e meninas em toda parte. E como diretriz fundamental orienta que os Estados precisam adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, em todos os níveis, entre outras diretrizes.

O evento INTERSEÇÕES ENTRE DIREITOS E PO(ÉTICAS) visa a debater e compartilhar reflexões sobre ideias e ações de mulheres nas áreas jurídicas, artísticas e científicas, cujas obras vêm influenciando novas concepções de Direitos Humanos e, por consequência, buscando aperfeiçoar as práticas do sistema de justiça brasileiro.

 

O CCJF entende que proporcionar debates sobre o poder e a democracia é uma forma especial de homenagear as mulheres. Nesse sentido, além de mesas-redondas e comunicações coordenadas, as participantes terão acesso a vídeos-debate, exposições, roda de conversa, entre outras atividades. Participem!!!

Seminário

10h - 10h30

Mesa de Abertura

André Fontes • Presidente do Tribunal Regional da 2ª Região.  Doutor em Direito e Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIRIO.

Reis Friede • Desembargador Federal.  Diretor do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF. Doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Carmen Silvia • Juíza Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Juris Doctor pela University of Miami. Doutoranda no programa de Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, UFF.

Maria Geralda de Miranda • Pós-Doutora em Políticas Públicas pela UERJ e em Narrativas Visuais pela Universidade de Lisboa. Diretora Executiva do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF.

 

10h40 - 12h30

Mesa Os desafios contemporâneos das mulheres: entre Justiça e Literatura

Vanessa Oliveira Berner • Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda • Professora Emérita de Teoria Crítica da Cultura e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Ana Mafalda Leite • Professora Associada com Agregação do Departamento de Literaturas Românicas. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Mediadora   Jane Reis • Juíza Federal da 2ª. Região. Professora de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

 

13h - 14h  Intervalo

 

14h - 17h

Mesa Subjetividade, expressões de gênero e resistências femininas

Prof.ª Bárbara Breder Machado • Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, UFF. Doutora e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política PPGCP/UFF.

Heloísa Melino de Moraes • Doutoranda em Direitos Humanos, Sociedade e Arte, pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ. Foco em Teorias do Direito, Linguagem e Movimentos Sociais.

Nilza Rogéria de Andrade • Doutora em Serviço Social. Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC.

Mediadora Angela Roberti • Doutora em História. Professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ e da UNIGRANRIO.

 

17h   Mesas de Comunicações

10h - 12h  Mesas de Comunicações

 

13h - 15h

Mesa A pluralidade dos saberes femininos: reflexão sobre direitos das mulheres

Arlinda Cantero Dorsa • Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco/MS.

Talita Menezes •  Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Presidente do Fórum Regional da Leopoldina OAB-RJ.

Nataraj Trinta • Historiadora formada pela Universidade Federal Fluminense e especialista em História das Mulheres e História Iconográfica Brasileira.

Julia Oliveira • Professora de Artes. Mestre em Teatro pela UNIRIO e integrante do Coletivo de Mulheres Elas Existem. Artes Cênicas - UNIRIO.

Mediadora: Georgina de Queiroz dos Santos • Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assistente Social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 

15h30 - 17h30

Mesa As relações de gênero e raça no sistema justiça

Adriana Cruz • Doutora em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. Juíza titular da 5ª. Vara Federal Criminal.

Thula Rafaela de Oliveira Pires • Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio.

Rhaysa Sampaio Ruas da Fonseca • Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora da Anistia Internacional Brasil.

Marina Marçal do Nascimento • Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Trabalho Mulheres Negras da OAB e membro da Comissão OAB Mulher RJ.

Mediadora Caroline Rocha dos Santos • Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Professora nos cursos de Direito da Faculdade Gama e Souza. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Direito da UERJ.

10h - 12h

Roda de Conversa Artesanato das Mulheres Terena e Kadiwéu

Maria Augusta de Castilho • Doutora em Ciências Sociais ela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco/MS.

 

12h - 13h Intervalo

 

13h - 15h30

Mesa Entre o poder a violência: sistema de justiça e feminicídio

Ana Lucia Sabadell • Doutora em Direito - Universität des Saarlandes. Pós-doutorado na Universidade Politécnica de Atenas (Grécia). Professora titular de teoria do direito da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lívia de Meira Lima Paiva • Doutoranda em Direito e Mestre em Direito na linha de pesquisa Direitos Humanos, Sociedade e Arte, ambos na UFRJ (PPGD/UFRJ). Professora efetiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) nas disciplinas de Gênero e Direitos Humanos.

Adriana Ramos de Mello • Juíza Titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Rio de Janeiro. TJRJ. Doutora em Direito Público e Filosofia Jurídico-política pela Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha.

Mediadora Nadia Xavier Moreira • Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assistente social militar da Marinha do Brasil.

 

15h30 - 17h30

Mesa de encerramento Entre a ética e a abertura ao pensamento poético feminista

Priscila Menezes de Faria • Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, com período sanduíche na Universidade Paris 8.

Taís Bravo • Cofundadora e Editora de conteúdo na Mulheres que Escrevem. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Naide Marinho • Membro da Comissão da Mulher no IAB- RJ

Letícia Brito • Poeta. Dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam). Produtora da cena carioca de slam e sarau já fez: Integra a produção e realização do Slam das Minas RJ.

Mediadora Inês Tavares • Doutora em Direito e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atividades Extras

27 mar, 17h

exibição do filme Legítima defesa (2017, Brasil, 78min) seguido de debate com Susanna Lira (direção e roteiro), Sara Stopazzolli (roteiro), Leda Stopazzolli (produção) e Ursula, protagonista de uma das histórias abordadas no filme. 14 anos, entrada franca.

Legítima Defesa é um documentário que conta a história de três mulheres que, como tantas outras, foram vítimas de constantes agressões físicas e psicológicas por parte de seus companheiros. Porém, contrariando as estatísticas e o destino comum à maioria, elas reagem, e matam o homem que amavam para sobreviver. Acusadas de homicídio, essas mulheres enfrentam o julgamento da Justiça, da sociedade e o delas próprias, enquanto tentam reconstruir suas vidas.

 

 

28 mar, 17h40

exibição de curta Você não tem cara de advogada (2018,13min)

produção de Marina Marçal (GT MULHERES NEGRAS)

entrada franca

Você não tem cara de advogada é um documentário sobre mulheres advogadas negras em depoimento sobre dificuldade de atuação profissional diante do racismo.

Femininos Pessoais / fotografias
Celebrando o mês da mulher, a exposição Femininos Pessoais apresenta o trabalho de fotógrafas que utilizam o auto-retrato como suporte de expressão. São 25 artistas, entre nomes brasileiros e internacionais da fotografia contemporânea.
Curadoria e produção: Rococó Clean

20/3 a 28/4
Terça a domingo
12h às 19h
Galerias do 2º andar

 

Pernas pra que te quero / esculturas
As obras da artista Aline Matheus, que usou um único par de pernas para criar trabalhos diversos, refletem a vontade e a determinação das mulheres de atingirem a plenitude dos gestos, contribuindo, com seu constante caminhar, para consolidação de uma sociedade harmônica e igualitária.
Curadoria: Claudio Boeckel. Realização: Confraria da Paixão. Produção: Ventania Cultural

14/2 a 31/3
Terça a domingo
12h às 19h
Galerias do 1º andar

 

Comissão Organizadora

Maria Geralda de Miranda • Pós-Doutora em Políticas Públicas pela UERJ e em Narrativas Visuais pela Universidade de Lisboa. Diretora Executiva do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF.

Semirames Khattar • Mestre em Sociologia pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IUPERJ).  Pesquisadora assistente na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Inês Tavares • Doutora em Direito e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Francisco Cordeiro • Diretor Administrativo e Cultural do CCJF.

Simone Intrator • Assessora da Direção do CCJF.

Elaine Pauvolid • Setor de Artes Cênicas e Audiovisuais do CCJF.

Maria de Oliveira • Setor de Programação Visual e Exposições do CCJF.

Alpina Rosa • Biblioteca do CCJF

Monica Valeria de Carvalho Goes • Assistente da Direção

Comissão Científica

Dra. Maria Alice Costa •  Cientista política. Pesquisadora do Programa de Sociologia e Direito da UFF.

Dr. Carlos Victor dos Santos Nascimento • Doutor em Teoria do estado e Direito Constitucional pela PUC.

Dra. Marcia Teixeira Cavalcanti • Doutora em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Dra. Jaqueline de Cassia Pinheiro Luma • Historiadora e Doutora em Sociologia. Pesquisadora do Programa de Humanidades da UNIGRANRIO.

Dra Carla Moragas • Doutora em Ciências e pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz, FIOCRUZ.

Dr. Luis Carlos Ferreira • Doutor em Políticas Públicas pela UERJ. Pesquisador da UNILAB.

Inscrições

Para ouvintes que desejam assistir ao Seminário e participar das atividades. Serão concedidas horas de atividade complementar.

Inscrições

Para também enviar e apresentar seu trabalho acadêmico nas Mesas de Comunicações, consulte as Normas de Submissão.

Normas de Submissão

Eixos Temáticos

  •  Mulher e Poder  •  Mulher e Política  •  Mulher e Saúde  •  Mulher e Trabalho  •  Mulher e Arte  •  Mulher e Cultura  •
•  Mulher Indígena  •  Mulher, Ciência e Tecnologia  •  Mulher e Empreendedorismo  •  Mulher e Gestão  •  Mulher e Assédio  •
•  Mulher e Subjetividade  •  Feminicídio  •  Violência Doméstica  •  Direitos das Mulheres  •  Feminismo Negro  •