11 • 12 • 13
mar 2020

O Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, e em sintonia com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, realiza a terceira edição do evento MULHER, PODER E DEMOCRACIA. Desta vez, com ênfase na Meta 5.2, que prevê eliminar todas as formas de violência contra as mulheres nas esferas públicas e privadas; na meta 5.5, que visa garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

O CCJF entende que proporcionar debates sobre o poder e a democracia é uma forma especial de homenagear as mulheres.

Programação

Seminário

 

9h30  Palavras do Diretor Geral do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Desembargador Federal, Dr. Ivan Athié

 

10h Primeira mesa: Mulher e Política

Dra. Ivone Caetano - Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Dra. Simone Schreiber - Desembargadora Federal do Tribunal Regional da Segunda Região, TRF2

Dra. Tereza Basílio - Vice-Presidente da OAB Nacional

Dra. Naiara Coelho - Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense, UFF

mediadora Dra Ângela Roberti - Doutora em História e Pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

 

14h Segunda mesa: Mulher e Mercado de Trabalho

Dra. Cristiane Conde Chmatalik – Juíza Federal e Diretora do Foro do Espírito Santo

Vera Miranda – Gestora Social e Assessora Política do SISEJUFE

Sabrina Ferreira – Secretária do Consulado de Angola no Brasil

Joana Ivo de Araújo Lima – Advogada especialista em Igualdade de Gênero no Trabalho e Mestre em Equality Law pela Manchester Metropolitan University

mediadora Dra Maria Alice Costa – Cientista Política e Pesquisadora do PPGSD da UFF

 

16h20 Terceira mesa: Mulher e Desenvolvimento (Humano, Social e Econômico)

Dra. Anita Oliveira - Juíza de Direito do Estado de Roraima.

Dra. Janaína Dutra - Física Médica do Instituto Nacional de Câncer, divulgadora científica e doutora em Radioproteção e Dosimetria pelo IRD-CNEN.

Débora Albu - Coordenadora de Programa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro - ITS Rio

mediadora  Dra. Kátia Avelar - Pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da UNISUAM

 

Atividades Culturais

 

14h30  contação de histórias • sala de leitura
com Fábia Marucci

 

17h às 19h30 Escrita por mulheres • cinema • 56 lugares
Partindo da premissa de que fazer uso da palavra é fazer política, a atividade “Escrita por mulheres” traz prosaístas, poetas e dramaturgas atuantes no cenário carioca.

 

17h  conversa com a escritora Eliana Cruz
60 min • senhas uma hora antes

 

18h30  bate papo sobre Oficina de Escrita para Mulheres, com Carolina Rocha (Dandara Suburbana)
60 min • senhas uma hora antes

 

 

Seminário

 

10h Quarta mesa: Violência contra a mulher (Feminicídio)

Dra. Adriana Cristina Lopes Setemy – Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Contemporânea da Fundação Getulio Vargas (CPDOC-FGV)

Monique Rodrigues Lopes – Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense, UFF

Anny de Figueiredo – Bacharel em Direito, Servidora do PJU, Integrante da ABJD e Coordenadora do Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres - SISEJUFE

mediadora Dra. Jacqueline Lima. Doutorado em Sociologia pelo IUPERJ e Pós-doutoranda pelo PPGCL, UENF.

 

14h Mesas de Comunicações

 

Atividades Culturais

 

17h às 21h Escrita por mulheres

Partindo da premissa de que fazer uso da palavra é fazer política, a atividade Escrita por mulheres traz prosaístas, poetas e dramaturgas atuantes no cenário carioca. 

 

17h Performance A Contrapelo, Maria Baderna • 30 min • teatro • 141 lugares • gratuito
A performance consiste em devolver ao corpo de uma mulher os pelos que lhe foram arrancados pela prática da depilação.

 

18h Apresentação de poemas • cinema • 56 lugares • 180 min, com intervalo • gratuito, senhas uma hora antes

Alexandra Vieira de Almeida, Bruna Mitrano, Carmen Moreno, Carolina Rocha, Heleine Fernandes, Marcela Giannini, Simone Brantes, Thais Mandarino, Rosalia Milstajn, Valeska Torres e leitura de poemas de Lubi Prates.

 

19h leitura aberta da peça Só percebo que estou correndo quando vejo que estou caindo de Lane Lopes. Direção de Francisco Ohana. Com Davi Arap, Maria Cândida Portugal, Paula Furtado, Ricardo Gaio e Tiago Kempski

90 min • teatro • 141 lugares – gratuito, senhas uma hora antes

No texto de Lane Lopes, Mônica vê sua calcinha fugir do varal e decide correr atrás dela, tentando escapar de um cotidiano de cerceamentos e repetições. Todos participam do da leitura, inclusive o público.

 

10h Mesas de comunicações

 

Atividades Culturais

 

18h às 21h Escrita por mulheres

Partindo da premissa de que fazer uso da palavra é fazer política, a atividade Escrita por mulheres traz prosaístas, poetas e dramaturgas atuantes no cenário carioca.

 

18h leituras de peças e bate papo com autoras e convidadas • teatro • 141 lugares • 150min •  grátis, senhas uma hora antes

Eu vou desligar agora
de Lane Lopes

Leitura aberta de Eu vou desligar agora, de Lane Lopes com Paula Furtado, Carolina Caldas e Victor Lompart

Uma mulher com lapsos de memória tenta se lembrar de quem ela é de onde ela está e o que a trouxe até aqui uma mulher que não reconhece nada a sua volta, mas que percorre o mundo de fragmentos e anacronismos em busca da reconstrução do seu passado e de milhares de mulheres.

 

Parto
de Isadora Krummenauer. Direção de Natasha Corbelino. Leitura aberta com Dani Camara, Karla Muniz, Laura Nielsen, Paula Furtado e Sara Hana.

A dramaturgia PARTO faz parte de uma pesquisa que tem como foco vivências femininas e suas origens socioculturais. Um estudo que iniciou no Núcleo de Dramaturgia da FIRJAN SESI, onde se explorou situações culturais para criar narrativas encenadas e dirigidas por mulheres, com objetivo de questionar a representatividade da mulher e o papel designado a mesma pela sociedade. Após a leitura haverá bate papo com a cineasta Juliana Reis, que desde 2015 tem se envolvido com questões ligadas relativas ao aborto e ao acolhimento feminino.

 

 

18h conversa com a escritora Elaine Marcelina
60 min • 50 lugares • sala de leitura  •  grátis, senhas uma hora antes

 

Autoras de Escrita por Mulheres

Alexandra Vieira de Almeida é poeta, contista, cronista, resenhista e ensaísta. Tem Doutorado em Literatura Comparada (UERJ). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação (RJ) e tutora de ensino superior a distância (UFF). Tem cinco livros de poemas, sendo o mais recente A serenidade do zero (Penalux, 2017). Publica regularmente em antologias e revistas do Brasil e exterior.

Bruna Mitrano nasceu e vive na periferia do Rio de Janeiro. Filha de camelô e neta de lavadeira, é mestre em Literatura pela UERJ, professora, escritora, desenhista e articuladora cultural. Publicou contos, poemas e desenhos em diversos jornais, revistas e antologias no Brasil e no exterior. É autora do livro Não (Ed. Patuá, 2016).

Carmem Moreno é poeta, contista e romancista premiada, membro do PEN Clube. Com sete livros solo, integra mais de 30 antologias. Bacharel em Artes Cênicas e licenciada em Educação Artística (UNIRIO). Sua obra foi tema de Mestrado (FURG/RS).

Carolina Rocha (Dandara Suburbana) é ativista, escritora, professora e historiadora. Mestre em História e doutoranda em Sociologia (IESP/UERJ). Autora do livro: “O Sabá do Sertão: feiticeiras, demônios e jesuítas no Piauí Colonial” (Paco Editorial, 2015). Desenvolve oficinas sobre escrita criativa, literatura negra, racismo e cultura afro-brasileira. Idealizadora do projeto “Oficina de Escrita para Mulheres” que trabalha com escrita de si, literatura e autocuidado. Co-autora do livro: “Inovação ancestral de mulheres negras: táticas e políticas do cotidiano” (Editora Oralituras, org. de Bianca Santana, 2019).

Elaine Marcelina é escritora, historiadora, roteirista e dramaturga. Tem nove livros publicados, dentre eles, Mulheres Incríveis, As coisas simples da vida, A série da Marcelina.  É colunista do site Pauta Rio. Ministra a oficina de escrita criativa: Meu primeiro livro.

Eliana Alves Cruz é jornalista e escritora. Seu romance de estreia, “Água de Barreia” retrata sete gerações de sua família, cujas origens remontam à África no século XIX e recebeu o Prêmio Literário Oliveira Silveira, (Fundação Cultural Palmares, 2015). Recentemente lançou o livro “O crime do cais do Valongo”, trama policial cujo enredo se divide entre Moçambique e Rio de Janeiro.

Heleine Fernandes é mulher preta, poeta, professora. Nascida e criada na Rocinha, é doutora em teoria literária pela UFRJ, com tese sobre a poesia produzida por poetas negras contemporâneas e o combate ao epistemicídio. Tem poemas publicados no site "Mulheres que escrevem", na antologia Cult #1 e na antologia "Ato poético", da editora Oficina Rachel.

Isadora Krummenauer é dramaturga, roteirista e produtora cultural, formada em cinema (PUC-Rio), com curso em roteiro pelo University of Arts of London. Concluiu o Núcleo de Dramaturgia do SESI FIRJAN em 2018. Autora de Parto, que foi selecionado para montagem na Semana de Dramaturgia do SESI FIRJAN, no Oi Futuro.

Juliana Reis – é franco brasileira, jornalista,  Mestre es film pela Universidade ParisVIII. No Brasil desde 2005, “Disparos”, seu primeiro longa, obteve três prêmios no Festival do Rio e recebeu selo SESC “melhores do Ano 2013”. Desde 2015, Juliana vem se envolvendo com o tema do aborto em projetos de ficção (O Caso das 10.001 Mulheres) e documentário (In Dubio Pro Societate, sobre os processos ligados à morte de Ingriane Barbosa, num tribunal de júri popular em Petrópolis, e à ADPF442, no STF).

Lane Lopes é dramaturga, cientista social e cursa cinema na UFF . lntegrou o Nucleo de Dramaturgia do SESI coordenada por Diogo Libera. Foi publicada pela ed. Cobogó em 2019 com "Só percebo que estou correndo quando vejo que estou caindo". Teve três dramaturgias encenadas nas Mostras de Teatro da UFRJ.

Laura Nielsen- é atriz, diretora e professora de teatro. Integrante da companhia Teatro Inominável, participou, como atriz, de: “Sinfonia Sonho” e “Concreto Armado”, de Diogo Liberano; “Batistério” e “Menininha”, de João Cícero; “VIL” e “Abajur Lilás”, de Renato Carrera; “Esboço Dramático sobre a Revolução”, de Gilberto Gawronski; “Iscas para Amansar Falcões”, de Fabiano de Freitas e outros

Lubi Pratesé poeta, tradutora, editora e curadora. Seu livro um corpo negro (Nosotros, 2018) foi contemplado pelo PROAC e está em processo de publicação na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Espanha e França, além de ter sido finalista do 61º Prêmio Jabuti e do 4º Prêmio Rio de Literatura. Autora de mais dois livros, é sócia-fundadora e editora da nosotros, editorial, e editora da revista Parênteses. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano (USP).

Marcela Giannini é atriz, poeta e performer. Integrante do grupo de poesia Madame Kaos. Participou de diversas antologias, como Poesia do Brasil, Verso, Testemunho, Prosa,50 Vozes Poéticas do Brasil. Atuou em vários espetáculos como atriz, diretora assistente e produtora. Produtora do projeto “Rio de Versos”.

Natasha Corbelino – é atriz, performer, autora, diretora, produtora. Trabalhadora da cultura. Graduada na UniRio, em Artes Cênicas - Interpretação. Também teve sua formação atravessada pela dança, cursando a Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Com mais de duas décadas de experiência como trabalhadora da cultura, busca se integrar a ideias transdisciplinares e coletivas, para novos modos de produção, onde a potência

Paula Furtado é atriz brasiliense, inicia em 2012 os estudos em Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Protagonizou o premiado curta metragem universitário “DANI”. Atuou nos espetáculos “Se Não Houvesse Mentiras Eu Perderia Toda a Esperança” e “Sexo é Hereditário” de Alexandre Ribondi e Abaetê Queiroz, “Toda Nudez Será Castigada” e “Meu Destino é Pecar” direção de Celina Bebianno, e outros. Formada em Artes Cênicas pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras.

Rosália Milsztajn é carioca, poeta, contista, médica e psicanalista. Recebeu o prêmio SESC de poesia, 1999. Em poesia publicou, entre outros: “Esse Recorte” (Patuá, 2014) que lhe concedeu o “Prêmio Literário Nacional do Pen Clube do Brasil” em 2016. Seu primeiro livro de contos “A história dos seios” (7 Letras, 2010) aborda temas importantes como o do câncer de mama. Escreveu um livro infantil: “Não briga comigo” (Ibis Libris, 2016) . Possui um blog: ahistoriadosseios.blogspot.com

Simone Brantes é Mestre em Filosofia e Doutora em Letras pela UFRJ. É  poeta, tradutora e ensaísta. Publicou os livros Pastilhas BrancasO caminho de Suam e Quase todas as noites (Prêmio Jabuti de poesia em 2017). Acaba de publicar o livro Rose Ausländer, volume da  "Coleção Ciranda da Poesia" (Eduerj-Editora UFPR).

Thaís Mandarino é poeta, crescida no interior do estado do Rio de Janeiro. Formada em Jornalismo (PUC), trabalha com escrita para cinema e teatro. Escreveu e dirigiu em 2019 seu primeiro filme, influenciada pela obra de Hilda Hilst e Alejandra Pizarnik. Tem poemas publicados em sites, revistas, e prepara seu primeiro livro.

Valeska Torres é poeta e cursa bacharelado em Biblioteconomia na UniRio. É autora do livro “O coice da égua” (Editora 7Letras, 2019). Publicada em antologias como “Seis temas à procura de um poema” (FLUP, 2017), em 2017, foi selecionada para a Residência FIPR na Argentina e no mesmo ano recebeu menção honrosa por sua participação no V Concurso Literário Professor Arnaldo Niskier .

Mesas de Comunicações

A DOMINAÇÃO PELO FOGO: BREVE ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS MULHERES E O CAPITALISMO
Manuela de Souza de Almeida Leite

 

A DOMINAÇÃO PELO FOGO: BREVE ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS MULHERES E O CAPITALISMO
Manuela de Souza de Almeida Leite

 

A AUTORIDADE DA MULHER COMO DOCENTE, ATRAVÉS DA FILMOGRAFIA INTERNACIONAL
Albertina Maria Anastácio

 

AGENDA 2030 E A CONFORMAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FEMININOS: REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, ACESSOS À INFORMAÇÃO E À JUSTIÇA
Carla Maria Martellote Viola

 

A EDUCAÇÃO A PARTIR DO FEMINISMO NEGRO
Flávia Helena Santos da Silva, Patricia Maria Dusek e Maria Geralda de Miranda

 

A RESTRIÇÃO DA AUTONOMIA PELA LEI DE PLANEJAMENTO FAMILIAR: O IMPACTO NAS LIBERDADES REPRODUTIVAS DA MULHER Priscilla Regina Santana SauaiaA SUBJETIFICAÇÃO DE CORPOS FEMININOS EM TERRITÓRIOS
Lyandra Stefany Pereira Farias

 

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS LEGISLAÇÕES NO BRASIL.
Beatriz Lima Benjamim

 

ESCRITA DA MULHER E PODER: AXIOMAS PARA A CRIAÇÃO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO E DEMOCRÁTICO
Solange Padilha

 

A MULHER AFRO LATINA CARIBENHA E MIGRANTE: ANÁLISE DA QUESTÃO DA FEMINIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES
Rosane Pereira Marques

 

O FEMININO NAS MARGENS: UMA RE-LEITURA E RECONHECIMENTO DA MULHER NA AMÉRICA LATINA
Yenny Juliana Bueno Acuña

 

TODAS SOMOS FILHAS DE MARIE CURIE – MULHER + ENGENHARIA + NUCLEAR, UMA SOMA QUE MULTIPLICA
Inayá Lima

 

ABORTO NO BRASIL: Hipóteses de descriminalização e implementação da política pública
Fabiana Aldaci Lanke, Catarina Cruz Salles e Eliane Vieira Lacerda Almeida

Comissão Organizadora

Maria Geralda de Miranda • Pós-Doutora em Políticas Públicas pela UERJ e em Narrativas Visuais pela Universidade de Lisboa. Diretora Executiva do Centro Cultural Justiça Federal

Aretuza Ribeiro Silveira Assessora Executiva

Christine  de Sousa Veviani • Assessora da Presidência TRF2

Simone Intrator • Assessora de Imprensa TRF2

Elaine Pauvolid Hamburger • Setor de Artes Cênicas e Audiovisuais

Silvia Rachel Cabral • Setor de Contratos

Klara Freire • Biblioteca

Monica Valeria de Carvalho Goes • Assistente da Direção

Eduardo Barbuto Bicalho • Assistente da Presidência TRF2

Francisco Cordeiro • Diretor de Cultura e Administração

 

Comissão Científica

Dr.ª Carla Moragas • Doutora em Ciências, pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

 

Dr.ª Jaqueline de Cassia Pinheiro Lima • Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

 

Dra. Marcella Albaine Farias da Costa • Doutora em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

 

Dr.ª Marcia Teixeira Cavalcanti • Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ).

 

Dr.ª Maria Alice Costa •   Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Dr.ª Mariana Meirelles • Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Dr.ª Marilene Antunes Sant’Anna • Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Dr.ª Marta de Carvalho Silveira • Doutorado em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Dr.ª Patrícia Dusek • Doutorado em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Dr.ª Thays Lacerda • Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Inscrições

Para ouvintes que desejam assistir ao Seminário e participar das atividades. Serão concedidas horas de atividade complementar.

INSCREVA-SE!

As inscrições para envio de trabalho acadêmico estão abertas. Consulte as normas.

Normas para Submissão

Eixos Temáticos

Mulher e Política • Mulher e Acessibilidade  •  Mulher e Arte  •  Violência contra a Mulher  •  Mulher e Mercado de Trabalho
Mulher e Cinema • Teorias Feministas  •  Feminismo Negro  •  Teoria Feminista Jurídica  •  Mulher e Saúde