Imagens do povo

por Maria do Carmo Rodrigues de Oliveira / 13 agosto 2014 / Sem coment√°rios

livrodestaque

 

 

 

 

 

 

 

MAZZA, Joana (Coord.). Imagens do povo. Antonio Paiva et al. Rio de Janeiro: NAU, 2012.
Curadores Antonio Paiva,Dante Gastaldoni, Joana Mazza, Jo√£o Roberto Ripper, Kita Pedrosa e Tatiana Altberg.

Realizado pelo Observat√≥rio de Favelas, o Programa¬†Imagens¬†do Povo vem documentando desde sua cria√ß√£o, em 2004, o cotidiano de favelas e regi√Ķes perif√©ricas do Rio de Janeiro, a fim de que essas¬†imagens¬†possam contribuir com uma nova percep√ß√£o desses locais, frequentemente estigmatizados pela grande m√≠dia como violentos e prec√°rios. Esta produ√ß√£o coletiva dos fot√≥grafos formados pela Escola de Fot√≥grafos Populares ganha uma retrospectiva oficial.
O livro Imagens do Povo traz registros do cotidiano de espaços populares feitos através do olhar humanista dos fotógrafos do programa. As imagens contidas nessa publicação são produto do enlace das histórias dos fotografados com a reflexão que os fotógrafos provocam sobre identidade territorial e cultural, lançando luz sobre esses personagens do dia a dia, fazendo-os serem vistos como parte integrante da engrenagem que move a cidade e buscando estimulá-los para que eles também se reconheçam neste movimento.
A proposta é que todos nós, ao vermos essas fotografias, possamos refletir sobre o papel que cada um desempenha na construção de uma cidade mais igualitária, nos reconhecendo no outro, através da superação de estigmas e preconceitos.

Alexandre Silva