Grandes Clássicos e Sucessos do Cinema / cineclube
Contempla filmes que marcaram a história do cinema, seja por ser um clássico ou por ter sido um grande sucesso de público. O objetivo é incentivar e facilitar o hábito de ir ao cinema, bem como o acesso do público aos títulos disponíveis no acervo do CCJF.
Filmes: Coleção Salete Maccalóz/CCJF

De 03 a 24 e 31
Sextas e sábados
18h

Dia 22
Quarta
16h

Cinema
Entrada franca
Espaço sujeito a lotação

 

Programação e classificação indicativa:

03 de maio, 18h

A insustentável leveza do ser

(1988, EUA, Philip Kaufman, 2h85min)

Adaptação do livro homônimo de Milan Kundera, lançado em 1984, traz Tomas (Daniel Day-Lewis), um jovem cirurgião na antiga Tchecoslováquia envolvido com Tereza (Juliette Binoche) e Sabina (Lena Olin), em meio aos eventos da Primavera de Praga (1968).

 

04 de maio, 18h

A Mulher do Tenente Francês

(1981, UK, Karel Reisz, 2h4min)

Dois atores fazem par romântico em um filme que conta a história de Charles (Jeremy Irons), um biólogo que está prestes a se casar, mas que acaba se apaixonando por Sarah (Maryl Streep).

 

10 de maio, 18h 

Vidas em Fuga

(1960, EUA, Sidney Lumet, 1h59min)

Valentine Xavier (Marlon Brando) é um andarilho que vai trabalhar como balconista. Sua personalidade e comportamento silencioso atraem não só a garota festeira local (Joanne Woodward), mas também a exótica esposa (Anna Magnani) do gerente da loja.

 

11 de maio, 18h

2001: uma odisseia no espaço

(1968, Uk, EUA, Stanley Kubrick, 2h48min)

Uma viagem com o computador consciente HAL após a descoberta de um monolito que afeta a humanidade. O som e o diálogo são usados ​​com parcimônia e muitas vezes no lugar de técnicas tradicionais de cinema e narrativa. A trilha sonora incorpora peças de música clássica, entre elas Also sprach Zarathustra, de Richard Strauss, “O Danúbio Azul”, de Johann Strauss II, e obras de Aram Khachaturian e György Ligeti. No papel de Dr Dave Bowman, Keir Dullea,  na voz do computador Hall, Douglas Rain.

 

17 de maio, 18h

Tarde Demais Para Esquecer

(1957, EUA, Leo McCarey, 1h55min)

Um homem e uma mulher comprometidos com outras pessoas se apaixonam e marcam um encontro no State Building para seis meses depois.

 

18 de maio, 18h

Titanic 

(1997, EUA, James Cameron, 3h14min)

Um artista pobre (Leonardo DiCaprio) e uma jovem rica (Kate Winslet) se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.

 

22 de maio, 16h

Assim Caminha a Humanidade

(1956, EUA, George Stevens, 3h21min)

Bick Benedict (Rock Hudson) e a refinada Leslie Lynnton (Elizabeth Taylor) se casam mas ela não se dá bem com a cunhada, além de atrair a  atenção de Jett Rink (James Dean).

 

24 de maio, 18h

Sob os Tetos de Paris

(1930, França, René Clair, 1h36min)

Triângulo amoroso entre um cantor de rua, sua namorada e seu melhor Tudo é pretexto para mostrar um retrato da Paris dos anos 30. Com Albert Prejean (Albert), Pola Illery  (Pola) e  Edmond T Greville (Louis), entre outros.

 

31 de maio, 18h

A festa de Babette

(1987,  DK, Gabriel Axel, 1h43min)

Em 1871, em noite de tempestade, Babette chega a um vilarejo na Dinamarca. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por catorze anos até que algo inesperado acontece. Com Stéphane Audran (Babette), Bodil Kjer (Filippa), Birgitte Federspiel (Martine).

 

Fontes: IMDb, Guia da Semana, Wikipédia e Filmow