História em quadrinhos / bate-papo

Às vésperas de completar 150 anos a primeira história em quadrinhos brasileira, As Aventuras de Nhô Quim foi criada por Angelo Agostini e publicada na Vida Fluminense em 1869. Esta data será lembrada pela Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal no próximo dia 30 de Janeiro, com a presença dos autores Ziraldo Alves Pinto, Ota Assunção, Ofeliano de Almeida, Ricky Goodwin e outros convidados, realizando uma mesa redonda sobre o cenário editorial das histórias em quadrinhos no Brasil, que integrará a programação comemorativa do Dia do Quadrinho Nacional.

O jornalista, ilustrador e pintor Angelo Agostini foi o primeiro brasileiro a criar e publicar uma narrativa sequencial ilustrada, com os textos fragmentados e inseridos pela primeira vez em uma história completa e com um personagem fixo. Tal estética viria ser a base da linguagem visual gráfica que seria reconhecida como história em quadrinhos, somente em 1890, com a introdução dos balões.

A data comemorativa dos quadrinhos brasileiros em 30 de Janeiro é uma homenagem ao criador desta arte, que se notabilizou entre bilhões de leitores por todo o planeta, tendo se expandido no Brasil com a popularização da imprensa gráfica, através de autores que se consagraram internacionalmente, como Maurício de Souza, Ziraldo, Henfil, Mike Deodato, Flávio Colin e, atualmente tantos outros, como Angeli, Laerte, Luis Gê, Miguel Paiva e até alguns irmãos quadrinhistas, como Chico e Paulo Caruso, e os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Palestrantes

Ziraldo – Jornalista, editor, ilustrador, chargista e pintor

Ota (Otacílio Costa d’Assunção Barros) – Jornalista, editor e quadrinhista

Ofeliano – Quadrinhista, ilustrador e desenhista de storyboarder

Ricky Goodwin – Jornalista especialista em humor gráfico

Produção

Vinicius Messina (Quadra da Praia Editora)

Mediação

Rodrigo Barboza (UNIRIO)

Nesta ocasião a Biblioteca aceitará doações de Histórias em Quadrinhos

Dia 30
Terça
19h
Entrada franca
Vagas limitadas
Senhas meia hora antes 
Cinema