Publicado por Associação de Violão do Rio de Janeiro Av-Rio em Sábado, 17 de agosto de 2019

 

Se não abrir o vídeo, acesse aqui

Recebemos o violonista Mario Da Silva, que lançou em 17 de agosto de 2019 o CD “Violão Expandido”, apresentando um panorama do repertório brasileiro para violão dos últimos quarenta anos, com obras de Sergio Assad, Clarice Assad, Edino Krieger, Jaime Zenamon, Arthur Kampela, Alessandro Ferreira e Chico Mello.

Segundo Mario, “ao invés de palavras, a voz do violão expõe sonoridades expandidas […] representa uma revolução na música, em sua emissão e escuta, ao mesmo tempo que a autonomia e emancipação do violão”

 

PROGRAMA

Clarice Assad                       – Lullaby

Jaime Zenamon                   – Unicórnio

Edino Krieger                      – Passacalha para Fred Schneiter

Sergio Assad                        – Suíte Aquarelle

  1.   Divertimento.
    II. Valseana

      III. Preludio e Toccatina

Arthur Kampela                  – Percussion Study 1

Alessandro Ferreira          – Cordamadeira

Chico Mello                          – Do Lado Do Dedo

MARIO DA SILVA 

Doutor em Composição pela UNICAMP, tendo como tema “Técnica Expandida para Violão no Brasil”, o violonista Mario da Silva é professor da Embap desde 1991 (hoje UNESPAR – Curitiba I). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado em “Ações Cênicas e Música” na UNIRIO em 2016.

Realizou a abertura do The New York Guitar Seminar em 2012 e 2016. Outros concertos realizados: Guitarra de Buenos Aires, Teatro Foz Lisboa, Reading (Inglaterra), Schaffhausen (Suiça), IBRIT, Milão, Conservatório em Mainz (Alemanha), Festival Dei Flammini, Roma, Noruega, Finlândia, Espanha, Paris, Ciudad del México, Salamanca, Madrid, Barcelona e Granada.

Gravações: Long Play Quarteto de Violões de Curitiba, CD Música Antiga Ed. Paulus, CD Nova Música Brasileira, CD música brasileira desconstruída sob encomenda, CD Tu Tausan Tu Elve com obras próprias e de André Abujamra. Trilha do documentário Diário de uma Busca, de Flavia Castro vencedor do Biarrit; TV GLOBO na trilha sonora de Tim Rescala em Pedacinho de Chão (TV GLOBO). É associado da Musimagem e participou dos Festivais Musimagem no CCBB 2015 e 2016, tendo obra própria interpretada pela Orquestra de Ouro Preto.

Com Rocio Infante realizou a performance RESÍDUO, com direção de Lu Grimaldi e apresentações em Hattiesburg, Boston e New York. Participa do Coletivo Imprevistos dirigido por Rocio Infante, com apresentações em Curitiba (Barracão Encena)  e Rio de Janeiro (CCO). Apresentou-se com a Orquestra da UFRJ como solista do Concerto para Dois Violões e Cordas de Edino Krieger, na comemoração dos 90 anos do compositor.

Seu novo CD VIOLÃO EXPANDIDO teve lançamentos em Curitiba,  Porto Alegre (2018) e no The New York Guitar Seminar (2019).