Desembargadora federal Marilena Franco

Marilena FrancoBacharela e licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1960, a desembargadora federal Marilena Soares Reis Franco graduou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara em 1961. Em Portugal estudou Literatura Portuguesa Contemporânea na Universidade de Lisboa em 1970, por intermédio de bolsa de estudos concedida pelo Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal. Também em Lisboa fez curso de Legislação do Trabalho e Previdência em 1971.

Iniciou sua vida profissional como professora de Português e Francês no Ginásio Vieira Machado e no Ginásio da Associação dos Servidores do Brasil, onde lecionou de 1962 a 1965. De 1965 a 1970 lecionou Português nos níveis fundamental e médio no magistério público estadual. De 1968 a 1969 foi inspetora de ensino médio no Rio de Janeiro. De 1976 a 1977 foi coordenadora de ensino supletivo do Estado do Rio de Janeiro. Em 1977 participou, como representante da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, da Comissão Controladora da Execução de Convênios entre o Ministério da Marinha e o Estado do Rio de Janeiro.

No âmbito jurídico exerceu o cargo de advogada na Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, em 1978. De 1987 a 1983 foi Procuradora Autárquica da Agência da Previdência Social de Porto Velho, Rondônia. De 1983 a 1987 foi Procuradora-Chefe da Procuradoria da República de Porto Velho. De 1984 a 1987 foi Procuradora Eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Rondônia.

Ingressou na Magistratura em 1987, com exercício na 2ª Vara Federal de Rondônia, e nas 15ª e 13ª Varas Federais da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Em julho de 1998 assumiu, pelo critério de antiguidade, vaga de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em decorrência da aposentadoria do desembargador Ney Magno Valadares.

Em 2008 a magistrada ficou conhecida nacionalmente por meio do filme “Meu Nome Não é Johnny”, dirigido por Mauro Lima, baseado em livro homônimo de Guilherme Fiuza. O filme retrata a história de João Guilherme Estrella, jovem traficante de classe média alta, interpretado pelo ator Selton Mello. A atriz Kassia Kiss interpreta a juíza Marilena Franco. Estrella é condenado a quatro anos de prisão pela juíza Marilena Franco, que se dedica, pessoalmente, ao processo de ressocialização de Estrella.

A desembargadora federal Marilena Soares faleceu em 1998, poucos meses depois de tomar posse no TRF 2ª Região. Em sua homenagem a Justiça Federal deu o seu nome ao Foro localizado na Avenida Venezuela.

Participação em eventos jurídicos importantes

  • Primer Encuentro Judicial Brasileño-Uruguayo – Montevidéu, Uruguai (1992);
  • Simpósio sobre a Justiça Federal, no Conselho da Justiça Federal (1992);
  • Congresso Internacional de Direito Penal (1994);
  • A Melhoria do Sistema Penal na Promoção e Repressão dos Delitos de Drogas (1994);
  • A Economia Brasileira e o Processo de Globalização – Escola Superior de Guerra (1994);
  • Seminário Jurídico sobre Crime Organizado e Tráfico Internacional de Drogas (1995);
  • Programa Especial de Economia do Direito e das Leis para Juízes Federais – JCEG, Universidade Santa Úrsula, Nova Friburgo (1996);
  • Seminário Regional Sobre Lavagem de Dinheiro – Department of the Treasury – Brasília (1997);
  • Estudos sobre o Sistema Judiciário da Itália para Juízes Federais do Brasil – Itália (1997).