Desembargadora federal Tanyra Vargas

Tanyra VargasNatural de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Tanyra Vargas de Almeida Magalhães formou-se em direito em 1953, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Antes de ingressar na magistratura federal Tanyra Vargas atuou, no Rio de Janeiro, como advogada, consultora jurídica, Inspetora do Trabalho e Procuradora do Trabalho de 2ª Categoria. Em Brasília atuou como Procuradora do Trabalho de 1ª Categoria, cargo no qual permaneceu até tomar posse como juíza federal, em 1987.

Inicialmente atuou como Juíza Substituta na 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia, assumindo, posteriormente, a titularidade da 20ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Foi nomeada para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região em 30 de junho de 1998, compondo a 5ª Turma de Juízes. Foi também Diretora de Publicações da EMARF no biênio 2000-2001, vindo a se aposentar, de ofício, em 15/05/2000.

No magistério, atuou como Professora de Direito do Trabalho e de Processo Trabalhista nas Faculdades Cândido Mendes e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Também foi Professora Adjunta de Direito Tributário na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 1986 a 1996.

A desembargadora federal Tanyra Vargas faleceu em 08/09/2010.

Obras publicadas

Dentre alguns artigos publicados, destaca-se Dos atuais efeitos da liminar em mandado de segurança para suspender a exigibilidade de tributo e para autorizar a compensação de tributos. In: Justiça & Cidadania, 3ª Edição, Set/1999, pp. 8-10.