Fóruns dos Juizados Especiais Federais (FOREJEF e FONAJEF)

FOREJEF – Fórum Regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região

O Fórum Regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região é um evento promovido anualmente pela COJEF desde 2012. Seu objetivo é discutir temas que auxiliam a repensar o sistema dos JEFs e a aprofundar a compreensão dos problemas existentes, repercutindo positivamente na entrega da prestação jurisdicional. Além dos debates e palestras, fundamentais para consolidar a posição e o papel dos Juizados na estrutura e no funcionamento do Judiciário Federal, o evento visa promover o “fortalecimento de laços” entre os magistrados dos Juizados da 2ª Região. A dinâmica do FOREJEF ocorre com a realização de grupos de trabalho e votação dos enunciados em sessão plenária.

FONAJEF – Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais

O Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais é um evento promovido anualmente pela Ajufe desde 2004. Seu objetivo é discutir temas, sistemáticas e soluções para aprimorar o funcionamento dos Juizados Especiais Federais, a partir do debate a respeito das mais diversas situações vivenciadas pelos juízes federais que atuam nestes órgãos da Justiça Federal.

O FONAJEF é um fórum eminentemente científico. Suas discussões são travadas no âmbito dos grupos de trabalho formados pelos juízes participantes. As conclusões de cada grupo são submetidas a uma plenária final e encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho da Justiça Federal e aos Tribunais Regionais Federais, por meio de enunciados, que podem ser transformados em súmulas.