2ª Região entrega certificado a servidores para atuar como conciliadores na Justiça Federal

Publicado em 17/12/2020

Na quarta- feira (16/12), a Justiça Federal da Segunda Região promoveu a entrega de certificados a servidores da Justiça Federal que concluíram o “Curso Básico de Formação de Conciliadores/Mediadores”.

A solenidade foi realizada por videoconferência, através da plataforma Cisco Webex, em razão das restrições ao contato social impostas pela pandemia da Covid-19. Participaram do evento virtual o diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), desembargador federal Ferreira Neves, e a juíza federal convocada em auxílio ao NPSC2, Aline Araújo, que fez a leitura do termo de compromisso. Também participaram da entrega dos certificados os juízes federais substitutos recém-empossados, aprovados no 17º concurso público realizado pela Corte.

Na ocasião, foram contemplados com o certificado os seguintes servidores: Cecília Souza Freitas, Danielle Cruz Freire de Carvalho, Fernanda D’Almeida Morais, Francielle Hagler, Geórgia Faria Fernandes Benz, João Paulo Evangelista Guedes, João Victor Martins Pires, Josaine Gomes Silva Jardim, Luciana Maria Gonçalves Biolchini da Silva, Mary Ruth Oliveira Guimarães, , Paula Nardoto Nascimento e Silvana Godoi Câmara.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar mediante o conhecimento adquirido não só pela teoria, mas também pela prática, com a realização de estágio supervisionado. São no mínimo 100 horas de curso para estar apto a atuar como conciliador, sendo 40 horas de parte teórica e 60 horas de atividade prática.

Curso

A Justiça Federal da Segunda Região promoveu o “Curso Básico de Formação de Conciliadores/Mediadores”, em conformidade com a Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, e a Resolução nº 398/2016, do Conselho de Justiça Federal (CJF), que dispõe sobre a Política Judiciária de solução consensual dos conflitos de interesses no âmbito da Justiça Federal.

O curso de capacitação básica de conciliadores/mediadores teve como objetivo transmitir informações teóricas gerais, bem como proporcionar uma vivência prática para aquisição de conhecimento acerca da solução consensual dos conflitos. Dessa forma, o corpo discente ficou apto ao exercício da conciliação e da mediação no âmbito judicial.

 

Compartilhar: