Atuação do Judiciário influencia mercado global de medicamentos

Publicado em 12/04/2010

        A atuação do Judiciário, no Brasil e no mundo, nos processos que tratam da segurança dos medicamentos oferecidos à população, da proteção ao consumidor e da concorrência, influencia o mercado, e repercurte na melhoria da qualidade e em novos padrões éticos para as empresas. A observação é da desembargadora federal Liliane Roriz, que abriu na segunda-feira, dia 12, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), o seminário “Medicamentos: Direito do Consumidor e Concorrência Desleal na Jurisprudência Federal Comparada Brasil-EUA”. 
        Realizado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e pelo Centro de Estudos Brasil-EUA, em parceria com o Consulado Geral dos EUA-RJ e com a George Washington University Law School, o seminário começou com a palestra do juiz de Direito e presidente de honra da Sociedade Interamericana de Vigilância Sanitária, Marcius Ferreira, que falou sobre a “Jurisprudência Brasileira em Farmacovigilância e Direito do Consumidor”. 
        Ele defendeu que a jurisprudência que vem sendo firmada pela Justiça tem uma participação importante na defesa desse interesse capital da população e que essa jurisprudência – sobre a qual ele fez questão de destacar a produção da Justiça Federal – ajuda a desenvolver uma cultura de responsabilidade e de responsabilização pela fabricação, oferta e distribuição dos remédios. E mais do que isso, os tribunais vêm assumindo um papel na disseminação de informações para a sociedade, que, com isso, tem elementos para cobrar das empresas e do governo: “O Judiciário, atuando de acordo com o princípio da prevenção, tem o dever de ter uma postura proativa, logicamente repeitando o sistema, e mostrar ao povo o que é bom e o que é ruim”.
        Logo em seguida à palestra de Marcius Ferreira, foi a vez do professor Juan Lopez Madrid, da Universidad de Antioquia, abordar o tema “Medicamentos Genéricos, Bioequivalência e Segurança”. Já às 11h, o professor Roger Schechter, da George Washington University Law School, apresentou palestra sobre “Medidas Concorrenciais e Consumeristas Contra a Venda de Medicamentos Falsificados Admitidas pelo Direito Americano”.
        Na parte da tarde, o professor Roger Trangsrud, da George Washington University Law School, falará sobre as “Ações Coletivas no Direito Americano e Brasileiro”. Em seguida, “Uma Perspectiva Global Sobre a Proteção aos Direitos do Consumidor” será abordada pela também professora da George Washington University Law School, Susan Karamanian. O encerramento do encontro ficará a cargo do Diretor-Geral do CCJF, desembargador federal André Fontes.   
        O seminário também conta com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).
 
A partir da esquerda: Roger Trangsrud, Roger Schechter, Liliane Roriz, Marcius Ferreira, Juan Lopez Madrid e Susan Karamanian
A partir da esquerda: Roger Trangsrud, Roger Schechter, Liliane Roriz, Marcius Ferreira, Juan Lopez Madrid e Susan Karamanian
 
O desembargador federal André Fontes (segundo à esquerda) encerrou o evento, que foi conduzido, na parte da tarde, pelo juiz federal Alceu Maurício Junior
O desembargador federal André Fontes (segundo à esquerda) encerrou o evento, que foi conduzido, na parte da tarde, pelo juiz federal Alceu Maurício Junior
 
Compartilhar: