CAIJF cria ações específicas para jovens e idosos

Publicado em 18/07/2017

Na manhã do dia 18/7, em atividades na Clínica da Família Felipe Cardoso, no Complexo da Penha, Vladimir Vitovsky – juiz federal da 9ª Vara de Execução Fiscal da Justiça Federal do Rio e supervisor do Centro de Atividades Itinerantes da Justiça Federal (CAIJF) – levou uma servidora e assistente social, ambas do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para palestrarem sobre direitos e benefícios da Previdência Social.

Em primeiro plano, Andreia Portal (servidora) e Gleice Cortez (assistente social) se reúnem com agentes comunitários da Penha
Em primeiro plano, Andreia Portal (servidora) e Gleice Cortez (assistente social) se reúnem com agentes comunitários da Penha

 

Após a palestra, o magistrado reuniu-se com os dirigentes do Colégio Estadual Tim Lopes, no Complexo da Alemão, e discutiu as atividades que o CAIJF iniciará com alunos do 3º ano do nível médio da escola. As ações terão por finalidade levar informações práticas sobre a função e o funcionamento da Justiça Federal e, também, sobre direitos previdenciários e trabalhistas, propiciando aos jovens uma passagem mais onisciente para a maioridade.

“Como no decorrer do ensino médio muitos jovens se inserem no mercado de trabalho, essas noções da justiça acabam sendo fundamentais”, lembrou Edna Mara Ferreira, diretora do Colégio.

Durante o encontro, Vladimir Vitovsky complementou que, além de abordar direitos e deveres, a didática dos encontros prevê reflexões jurídico-sociais, com produção de escrita, que podem contribuir para um melhor desempenho dos jovens nas redações dos vestibulares, que vêm abordando, cada vez mais, questões atuais ligadas à cidadania.

Vladimir Vitovsky, ao centro, com educadores e agentes comunitários do Complexo do Alemão
Vladimir Vitovsky, ao centro, com educadores e agentes comunitários do Complexo do Alemão.

 

Após a reunião, a equipe do CAIJF encerrou o dia com a realização de um colóquio no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), onde três palestrantes discutiram o tema “Um dia ela chega! – Reflexões sobre a terceira idade”.

Na ocasião, o juiz federal enfocou questões ligadas ao Direito e a Justiça, à legislação e aos mecanismos legais que garantem cidadania plena ao idoso.  Centrando-se na importância de uma terceira idade legalmente bem assistida, sua abordagem foi além das competências da Justiça Federal, com menções ao Estatuto do Idoso, às atribuições do INSS e às regras para usufruto dos benefícios previdenciários.

A palestra da psicóloga Dina Frutuoso, doutora em educação e professora da UFRJ, abordou as possibilidade para se alcançar uma vida saudável na terceira idade, tanto para os que estão aposentados, quanto para os que ainda se encontram no exercício da profissão. Já a mestre em Serviço Social e assistente social, Ludmila Roque, da Secretaria Municipal de Assistência ao Idoso, abordou a necessidade de se promover a integração social do idoso, considerando não só as configurações de ordem física, como também conformações psicossociais.

Dina Frutuoso, à esquerda, Ludmila Roque e Vladimir Vitovsky fazem reflexões sobre a terceira idade em colóquio no CCJF
Dina Frutuoso, à esquerda, Ludmila Roque e Vladimir Vitovsky fazem reflexões sobre a terceira idade em colóquio no CCJF

 

Compartilhar: