CAIJF: TRF2 recebe visita de adolescentes do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro*

Publicado em 04/05/2016

O TRF2 receberá no dia 11 de maio, quarta-feira, a visita de quinze jovens, entre 15 e 19 anos, que pertencem à Rede de Adolescentes Promotores de Saúde – RAP do Complexo do Alemão, também conhecida como “RAP da Saúde”, e estudam em escolas da comunidade. O encontro está sendo organizado pelo supervisor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) da 2ª Região, juiz federal Vladimir Vitovsky.

Abrindo a programação, os adolescentes participarão, a partir das 10h, de uma conversa com o desembargador federal do TRF2 Marcello Granado no auditório da Corte (Rua Acre 80 – 3º andar, centro do Rio). Em seguida, os estudantes visitarão o Plenário do Tribunal. Às 11h30min, participarão de visita guiada à Biblioteca do TRF2, com a participação do desembargador federal Paulo Barata. Por fim, às 12h,os alunos terão a oportunidade de participar de uma audiência simulada na Sala de Sessões da 4ª Turma Especializada.

O CAIJF é vinculado ao Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), órgão do TRF2 responsável por coordenar ações voltadas para a conciliação entre as partes, nos processos judiciais.

Protagonismo juvenil e promoção da saúde

Fazer a diferença em sua comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da cidadania no seu território. Participar de fóruns políticos, defendendo os interesses dos jovens que vão construir um planeta mais justo e sustentável. Produzir textos, fotos, vídeos e compartilhar suas ideias na internet, contribuindo para que informações relevantes cheguem a um número cada vez maior de jovens. Essa é a proposta do RAP da Saúde – a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, que desde 2006 vem investindo no desenvolvimento de competências de adolescentes e jovens de comunidades cariocas. Desde então, centenas de meninos e meninas vêm contribuindo com a iniciativa, em oito equipes territoriais: Maré, Rocinha, Alemão e Penha, Tijuca, Jacarezinho, Sulacap, Campo Grande e Acari.

O trabalho do RAP da Saúde tem como princípio a valorização das diversidades relacionadas às questões de gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual e juventudes com deficiências. As atividades abordam temas como direitos das crianças e dos adolescentes com ou sem deficiências; protagonismo juvenil; questões de gênero, raça e etnia; prevenção das violências, DST/Aids, dengue, tuberculose e tabagismo; promoção da alimentação saudável, do aleitamento materno e da saúde bucal, dentre outros.

A equipe do RAP da Saúde é composta por adolescentes multiplicadores, que participam de processos políticos, culturais e educativos e disseminam informações sobre saúde em unidades de saúde, escolas, comunidades, e complexos esportivos; jovens dinamizadores, com experiência em promoção da saúde e participação política e social, que apoiam as ações dos adolescentes multiplicadores; e facilitadores locais, que organizam encontros coletivos, oficinas e outras atividades, de forma a fortalecer o aprendizado dos adolescentes, estimular a troca de conhecimentos e mobilizar a comunidade para o envolvimento em ações sociais. Os facilitadores locais também são responsáveis pela elaboração de relatórios periódicos e participam das reuniões de equipe. Desde julho de 2011, a equipe conta com a participação de jovens surdos, que atuam e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.

O RAP da Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), desenvolvida por meio de convênio com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).

*Com informações da SMS-RJ

Compartilhar: