CCJF debate história da Justiça Federal

Publicado em 28/09/2010

         A Justiça Federal brasileira nasceu com a República. Ela foi criada ainda pelo Governo Provisório, através do Decreto nº 848, de 11 de outubro de 1890. Compunha-se então pelo Supremo Tribunal Federal e pelos juízes de seção, que atuavam nos estados.
          Às vésperas de completar 120 anos, a instituição será tema de evento realizado pelo Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) em parceira com o TRF2. A palestra “A História da Justiça Federal” será proferida no dia 1o de outubro, às 10 horas, no próprio CCJF, pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José Castro Meira. Na ocasião, atuarão como debatedores o diretor geral do CCJF, desembargador federal André Fontes, o desembargador federal aposentado Paulo Barata e o juiz federal Fabrício Fernandes de Castro.
          A organização do evento ficou a cargo da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes). Aos estudantes de direito que participarem serão conferidas horas de estágio pela OAB.
          O CCJF fica na avenida Rio Branco, 241, centro do Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261-2550.

Compartilhar: