CCJF discute “A crise coreana e o papel do Brasil” em 5 de outubro

Publicado em 04/10/2017

Doutor em direito público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito (ECEME) e professor honoris causa da Universidade da Força Aérea (UNIFA), o desembargador federal Reis Friede palestrará no dia 5 de outubro, das 9 ao meio-dia, sobre “A crise coreana e o papel do Brasil”. O evento terá lugar no teatro do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), que fica na Avenida Rio Branco 241, Centro do Rio de Janeiro.

Para Reis Friede, de todos os países do mundo, o Brasil é um dos mais qualificados a auxiliar na costura de uma aliança entre os países envolvidos diretamente na crise, incluindo a própria Coreia do Norte. “O Brasil recebeu uma Embaixada norte-coreana em 2005 e, em 2009, instalou a Embaixada brasileira em Pyongyang, sendo o único país latino-americano com Embaixadas residentes nas duas Coreias. Além disso, o Brasil participou com extraordinário sucesso em mais de cinquenta operações de paz, com especial destaque para a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti”, defende o magistrado, em trabalho sobre o tema.

Diretor-geral do CCJF no biênio 2017/2019, Reis Friede tem mais de quatrocentos artigos publicados e é também autor de livros como “Curso de Ciência Política e Teoria Geral do Estado: Teoria Constitucional e Relações Internacionais” e “Aspectos Jurídico-Operacionais do Agente Infiltrado”, dentre outros títulos.

A palestra no CCJF será aberta ao público. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado para os participantes. Aos estudantes de Direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ). Já alunos de Relações Internacionais poderão contar com horas de atividades complementares.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail: ccjf@trf2.jus.br ou pelo telefone (21) 2282-2566.

 

Desembargador destaca atuação brasileira em operações de paz em entrevista à Rádio MEC/EBC

O desembargador federal Reis Friede participou na quarta-feira, 4 de outubro, do programa Bate-Papo Ponto Com, produzido pela Rádio MEC/EBC – Rio de Janeiro. Na ocasião, o magistrado falou sobre a crise coreana e o papel do Brasil.

Para discutir o tema, o programa contou também com a participação do professor Wellington Amorim, do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ).

Compartilhar: