CCJF lança em julho o festival cultural online “CCJF em Casa”

Publicado em 16/07/2021

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresenta o “Festival Cultural CCJF em Casa”, um espaço online para a realização de performances, apresentações teatrais, exibição de filmes, palestras, bate-papos, cursos, shows, mostras, dentre outras atividades. O Festival terá início no mês de julho e reforça a missão do CCJF de incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural e artística.

Segundo a diretora-executiva do Centro Cultural Daniela Pfeiffer, “a pandemia isolou as pessoas e dificultou significativamente o acesso físico às diversas formas de expressão cultural, portanto esta iniciativa tem como objetivo manter um calendário ativo de programação, enquanto não retornam as atividades presenciais”. Para isso – continuou -, “o CCJF oferecerá aos produtores culturais interessados toda a infraestrutura virtual necessária à transmissão e divulgação de suas atividades nas diversas mídias e emitirá certificados de participação. Haverá, também, a possibilidade de cobrança de inscrições, com a renda 100% revertida para o professor. Todas as atividades contarão com valores acessíveis ao público, ou serão oferecidas gratuitamente”, destacou.

Os interessados em apresentar projetos para integrar a programação do Festival online podem entrar em contato com a Divisão de Cultura através do e-mail: cultura.ccjf@trf2.jus.br

Para o público, a programação atualizada poderá ser acessada através do link https://www10.trf2.jus.br/ccjf/festival-cultural-ccjfemcasa/

 

 

Confira abaixo, os eventos e cursos já confirmados para os meses de julho e agosto:

 

EVENTOS

“AÇAÍ, PÉROLA NEGRA”, PROJETO DE ARTE INTEGRADA

Bate-papo: apresentação de trechos dos filmes e de fotos

“Açaí, Pérola Negra” é um projeto cultural que abrange a produção e transmissão em plataformas digitais de imagens e histórias sobre a colheita artesanal do Açaí. Através da fotografia e de vídeos, Joilson Arruda e Saulo de Sousa constroem uma narrativa sobre o universo, cada vez mais escasso, dos catadores de açaí na sua forma artesanal. A curadoria do projeto é de Renato Negrão.

Data: 27 de julho, às 16h

Joilson Arruda é graduado em Letras Português, com mestrado em Literatura, e fotógrafo.
Saulo de Sousa é professor e fotógrafo autoral independente. É licenciado em Letras e Mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia.
Renato Negrão é fotógrafo, artista visual e curador. Tem formação em Comunicação Social pela UFPR, pós-graduação em Fotografia pelo Senac-SP e mestrado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP.

A mediação do evento será realizada pela diretora-executiva do CCJF, Daniela Pfeiffer.

Link do Youtube https://www.youtube.com/c/CentroCulturalJusticaFederal

 

PRÉ-LANÇAMENTO DE CD MOVIMENTOS CONTRÁRIOS DE FRANCISCO PELLEGRINI

O professor e jornalista Icaro Bittencourt conversa com o músico e arranjador Francisco Pellegrini sobre o processo criativo de seu novo CD. Antes da conversa estará disponível um vídeo no Youtube com uma audição diretamente da casa de Pellegrini.

Data: 10 de agosto

17h: pré-estreia de lançamento do CD, com gravação de Francisco Pellegrini

Link do Youtube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalJusticaFederal

18h: Francisco Pellegrini conversa com Icaro Bittencourt, do blog Música Esparsa.

Icaro Bittencourt é professor de História do Instituto Federal Catarinense e doutorando em História na Universidade Federal do Paraná.
Francisco Pellegrini é pianista, compositor e educador ambiental.

Link do Youtube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalJusticaFederal

 

CURSOS

TRAVESTILIDADE E CINEMA

A oficina oferecerá seis aulas que buscam aprofundar a temática da travestilidade e da transgeneridade no cinema através de um estudo sobre as narrativas, as personagens e a cinematografia trans e travesti.

Datas: 29/7; 5, 12, 19 e 26/8 e 02/09 (quintas feiras)

Horário: 19h às 21h

Carga horária: 18 horas

Público-alvo: pessoas interessadas na temática da Oficina

Vagas: 60

Professora: Noá Bonoba, travesti, atriz, roteirista, cineasta, preparadora de elenco, dramaturga, professora formada pelo curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará, escritora/pesquisadora mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará.

E-mail para saber o valor do curso e efetuar a inscrição: noabonoba@gmail.com

 

FEMINISMOS E GÊNEROS: O QUE DIZ A FILOSOFIA

O curso fará uma introdução às temáticas de Feminismos e Gêneros sob a perspectiva filosófica. Relação entre sexo e gênero. Conceitualização de gênero e crítica aos modelos eurocêntricos a partir de correntes contemporâneas da filosofia. As filosofias decoloniais e a questão do feminismo na América Latina. O feminismo negro e sua herança africana.

Datas: 6 e 20/8, 3 e 17/9, 1 e 15/10 (sextas feiras)

Horário: 15h às 17h

Carga horária: 12 horas

Público-alvo: pessoas interessadas na temática do Curso

Valor: gratuito

Professores: Joice Beatriz possui bacharelado e licenciatura em Filosofia, é mestre em Filosofia Medieval e doutora em Filosofia Contemporânea pela PUC-RS.
Thiago Soares Leite é bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e doutor em Filosofia pela PUC-RS.

E-mail para efetuar a inscrição: cursos.ccjf@trf2.jus.br

 

MODELANDO PROJETOS CULTURAIS

O curso abordará noções básicas das linguagens possíveis de execução de projetos culturais, tais como: Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Patrimônio, Gastronomia, Moda e Literatura e as formas de desenvolver ideias. Terá por objetivo geral desenvolver competências para que os participantes possam elaborar e modelar projetos culturais utilizando recursos provenientes de incentivos fiscais, editais ou não.

Datas: 13 e 18/08

Horário: 10h às 12h

Carga horária: 4 horas

Público-alvo: Produtores culturais e pessoas interessadas em cultura

Vagas: 30 alunos

Professor: Sandra Helena Pedroso, produtora cultural e social e profissional da contabilidade

Link para saber o valor do curso e efetuar a inscrição: https://www.sympla.com.br/modelando-projetos-culturais__1281613

 

ORGANIZAÇÃO DE DADOS E CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA A GESTÃO CULTURA

O curso objetiva apresentar formas de organizar dados, construir indicadores e utilizá-los no cotidiano gerencial de projetos e negócios culturais, apoiando tomadas de decisão mais efetivas e orientando melhorias de resultados e performance.

Datas: 23 e 25/8

Horário: 18h às 21h

Carga horária: 6 horas

Público-alvo: Produtores culturais, gestores de negócios e instituições culturais e profissionais interessados em usar de dados e indicadores na gestão de projetos e negócios culturais.

Professora: Daniele Dantas, Produtora cultural, há mais de 15 anos. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais com especialização em Estatística Aplicada, especialização em Administração Pública Municipal), especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, graduação em Produção Cultural.

E-mail para saber o valor do curso e efetuar a inscrição: axia@axiacultural.com

 

Compartilhar: