CCJF, ONU e Movimento RIo de Paz realizam fórum sobre violência, participação popular e direitos humanos

Publicado em 23/09/2009

CCJF, ONU e Movimento RIo de Paz realizam fórum sobre violência, participação popular e direitos humanos

          No dia 21 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Paz, instituído pela ONU em 1981. Na segunda-feira, 28, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) sediará o 3º Fórum Violência, Participação Popular e Direitos Humanos, como parte das comemorações da efeméride.  O evento está sendo realizado conjuntamente pelo próprio CCJF, pelo Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e pelo o Movimento Rio de Paz. O encontro começará as 14 horas e será aberto pelos diretor-geral do CCJF, desembargador André Fontes, pelo diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, e pelo diretor executivo do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa.
          Entre os palestrantes e mediadores, estarão o juiz federal professor de Direito Constitucional e Ciência Política, José Eduardo Nobre Matta, a professora de Criminologia membro do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Elizabeth Sussekind, e o subprocurador-geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público, Leonardo Chaves, entre outras autoridades e acadêmicos.
          Os temas dos debates incluem os obstáculos à implantação de políticas públicas de segurança voltadas à redução da violência letal, o acesso à justiça, política prisional e violações de direitos, e a participação da sociedade e o controle externo sobre as instituições do sistema de justiça criminal.
          O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Avenida Rio Branco, 241, Centro do Rio de Janeiro.

Compartilhar: