CCJF sedia em junho a exposição “Rio Branco, 241 – Justiça e Cultura” e a 3ª Semana Nacional de Arquivos

Publicado em 04/06/2019

Prazo para inscrição de trabalhos na 3ª Semana Nacional de Arquivos vai até 31 de maio

 

Na quarta-feira, 5 de junho, às 10h30, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) inaugurarão a exposição “Rio Branco, 241 – Justiça e Cultura”. O objetivo é fazer uma retrospectiva da ocupação do prédio que abrigou o Supremo Tribunal Federal (STF) de 1909 até a transferência para Brasília, em 1960, com destaque para a trajetória de altos e baixos da 1ª Instância da Justiça Federal no Estado do Rio de Janeiro: instituída pela primeira Constituição da República, no final do século 19, a Justiça Federal foi extinta por Getúlio Vargas, em 1937, e recriada na década de 1960.

A inauguração da exposição está inserida na programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de junho na sede do CCJF. A organização da 3ª Semana Nacional de Arquivos ficará a cargo do Arquivo Nacional (AN) e da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Já o CCJF, em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, participa do evento coordenando palestras e oficinas.

Com o intuito de debater e compartilhar reflexões sobre a relação entre arquivos e cidadania e sobre a relevância da gestão dos arquivos para a promoção da transparência e da memória, o evento está em harmonia com a declaração da XIX Conferência Ibero-americana de Ministros e Ministras de Cultura, que estabeleceu o ano de 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.

Confira abaixo a programação:

Justiça: Arquivo, Informação e Cidadania

Dia 04/06/19

Oficina

Tema: A Importância da classificação para proteção de dados e acesso à informação: Questões práticas para aplicação da LAI e da LGDP

Evolução dos critérios classificacionais; Bases legais para a Classificação da Informação: Lei 12527, de 18 de novembro de 2011 e Lei 13709, de 14 de agosto de 2018; Impacto da LAI e da LGDP para tratamento dos documentos; Classificação, Desclassificação e Reavaliação da Informação.

Instrutora: Dra. Lenora Schwaitzer (Assessora de Documentação Informação e Memória – TRF2)

Horário: 13h às 18h

Local: Sala de cursos

Dia 05/06/19

Abertura: Dr. Reis Fride (Presidente do TRF2); Dr. Ivan Athiê (Diretor Geral do CCJF); Drª Neide De Sordi (Diretora-Geral do Arquivo Nacional); Drª Maria Geralda de Miranda (Diretora Executiva do CCJF); e Drª Lenora Schwaitzer (Assessora de Documentação Informação e Memória – TRF2)

Horário: 10h

Local: Sala de sessões

 

Abertura da Exposição “Rio Branco, 241 – Justiça e Cultura”: Dr. Reis Fride

Horário: 10h30

Local: Sala contígua ao Foyer da Sala de Sessões

 

Palestra inaugural: Drª Maria Nelida Gonzalez De Gomez

Tema: Informação e Ética

Horário: 11h às 12h

Local: Sala de sessões

 

Mesa 1

Tema: História e Memória da Justiça Federal

Mediador: Ms. Cícero Antonio Fonseca De Almeida

Palestrantes: Ronald Kruger Rodor (História da Justiça Federal do Estado do Espírito Santo); Ms. Maria Da Conceição Cardoso Panait (Metodologia de Pesquisa para Documentos Jurídicos); e Esp. Regina Helena Reis (Os Documentos do Centro de Memória).

Horário: 14h às 15h45

Local: Sala de sessões

 

Mesa 2

Tema: Gestão documental na Justiça Federal

Mediadora: Patrícia Reis Longhi

Palestrantes: Ms. Neide Alves Dias de Sordi (Evolução da gestão documental na Justiça Federal e instrumentos de gestão); Carmem Lucia de Castro (Avaliação de documentos na Justiça Federal da 2ª Região); e Renato do Amaral Crivano Machado (O sistema informatizado de gestão documental da Justiça Federal da 2ª Região)

Horário: 16h às 18h

Local: Sala de sessões

 

Dia 06/06/19

Mesa 3

Tema: Dados abertos e acesso à informação

Mediador: Drª Maria Geralda de Miranda

Palestrantes: Drª Luana Sales (Dados de pesquisa: a gestão antecede a abertura); Dr. Luiz Fernando Sayão (Preservação de dados de pesquisa); e Dr. Ricardo Medeiros Pimenta (Humanidades Digitais e o desafio de sua produção aberta: uma perspectiva sobre dados à luz das Ciências Humanas e Sociais)

Horário: 10h às 12h

Local: Sala de sessões

 

Mesa 4

Tema: Desafios para o documento digital

Mediador: Flávio Moura Santos

Palestrantes: Alex Holanda (Preservação digital); Dr. Paulo Pagliusi (Segurança da Informação e criptografia); e Dr. Daniel Cardoso Moraes de Oliveira (Big data e proveniência de dados)

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de sessões

Debates e encerramento

Horário: 17h às 17h30

 

Dia 07/06/19

Mesas de Comunicação

Coordenadora: Drª Márcia T. Cavalcanti

Horário: 9h às 17h

Local: Sala de cursos

 

Comitê Científico:

Drª Maria Geralda de Miranda
Drª Maria Alice Costa
Drª Márcia Teixeira Cavalcanti
Drª Lenora Schwaitzer
Dr. Adriano Rosa da Silva
Dr. Felipe Dutra Asensi

 

Clique para fazer sua inscrição no evento.

Clique para conhecer as normas para submissão de trabalhos e inscrever seus trabalhos. O prazo vai até 31 de maio.

Para mais informações, acesse o sítio do CCJF

Compartilhar: