CCJF sedia “Fórum de Direito e Inovação” em 28/8 e abre prazo para inscrição de artigos

Publicado em 31/07/2019

O Centro Cultural Justiça Federal – CCJF (Av. Rio Branco nº 241 – Centro do Rio) sedia, no dia 28 de agosto, das 9h30 às 17h, o “Fórum de Direito e Inovação”, que tem como objetivos: refletir sobre a importância da inovação no âmbito das pesquisas jurídicas, discutir como a ciência de dados pode contribuir com a celeridade da prestação jurisdicional, além de proporcionar debates sobre temas relacionados ao Direito e à Justiça.

A fim de fomentar a discussão científica, o Fórum abre inscrições, até 15 de agosto, para submissão de artigos que serão apresentados no dia, sobre os seguintes temas: Direito e inovação; Acesso à justiça; Inteligência artificial e Direito; Curadoria digital de conteúdos jurídicos; Justiça ambiental; Justiça e cidadania; Direito e internet; Fake news e Direitos Humanos; Direito e desenvolvimento social; Justiça.

A divulgação dos trabalhos aprovados será realizada no dia 20 de agosto. Confira as normas para submissão dos artigos e acesse o formulário de inscrição.

O evento terá início às 9h30 e a Mesa de Abertura será composta pelo presidente do TRF2, desembargador federal Reis Fride, pelo diretor do CCJF, desembargador federal Ivan Athié, e pela diretora executiva do CCJF, Maria Geralda de Miranda.

Programação – 28/8

9h30: Mesa de Abertura

Desembargador Federal Reis Fride
Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Professor e Pesquisador na área de Direito

Desembargador Federal Antonio Ivan Athié
Diretor do Centro Cultural Justiça Federal

Maria Geralda de Miranda
Diretora Executiva do Centro Cultural Justiça Federal, Professora e Pesquisadora em Políticas Públicas

10h: Palestra “Pesquisa científica e inovação”

Anderson Ribeiro Correia
Presidente da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA. Doutor em Engenharia de Transportes – University of Calgary (2004) – Canadá

10h40: Palestra “Pesquisa Jurídica: caminhos e perspectivas”

Otávio Luiz Rodrigues Junior
Professor Associado do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito (Largo São Francisco) da Universidade de São Paulo e Coordenador da Área de Direito da CAPES (2018-2022) e membro do Conselho Superior da CAPES

14h às 17h: Apresentação de Comunicações orais

OBS.: Serão atribuídas horas de OAB e de atividades complementares.

 

Compartilhar: