CCJF recebe o “II Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia”

Publicado em 14/05/2018

Qual a importância da presença militar na Amazônia? Como esse imenso e importante patrimônio nacional foi conquistado, defendido no passado, está sendo preservado no presente e será mantido no futuro por nossas Forças Armadas? Essas e outras questões serão os temas das palestras e debates do “II Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia” que acontecerá no dia 16 de maio, a partir das 14h, na antiga Sala de Sessões do STF no Centro Cultural Justiça Federal – CCJF (Av. Rio Branco, 241, Centro).

Logo após o encontro – que fomenta a discussão sobre a presença militar na Amazônia, fundamental para o processo de consolidação da defesa do território nacional e do desenvolvimento econômico -, às 17h45min, será inaugurada a exposição “A Presença Militar na Amazônia Brasileira”, com diversos painéis informativos sobre esta História e algumas das armas, objetos e utensílios dos soldados que fazem esta defesa. A exposição permanecerá no CCJF até o dia 3 de junho, podendo ser visitada das 12h às 19h.

A realização dos eventos é da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército – em parceria com o CCJF – e conta com o apoio do Comando Militar da Amazônia, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e da Universidade Salgado de Oliveira.

A Comissão Organizadora é composta pelos coronéis Antônio Ferreira Sobrinho e Eduardo Scalzilli Pantoja e pela diretora executiva do CCJF, Maria Geralda de Miranda. Já a Comissão Técnica é integrada pelo tenente coronel Marcelo de Mello Ribeiro e pelas tenentes Lydia Norina Marcharett Frangella e Fernanda Cristina Nunes Pontes Marques.

Informações:

II Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia

Local: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) – Av. Rio Branco, 241, Centro

Palestras: 16/5, a partir das 14h

Inauguração da exposição: 16/5, a partir das 17h45min

Visitas: 17/5 a 3/6, das 12h às 19h

Compartilhar: