CCJF: Vídeos de palestras online apresentadas durante a 18ª Semana Nacional de Museus estão disponíveis na internet

Publicado em 26/05/2020

No dia 18 de maio foi celebrado o Dia Internacional de Museus. No Brasil, com o objetivo de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) coordenou, na semana em que foi comemorada a data, a 18ª Semana Nacional de Museus (18ª SNM). O tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums – ICOM) para este ano foi: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. A SNM, que este ano aconteceu on-line, representou uma excelente oportunidade para que cada museu brasileiro pudesse compartilhar sua visão e suas possibilidades de abordagem.

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, participou do evento coordenando palestras que refletiram sobre o acesso a museus e formação de capital cultural.

No dia 19 de maio, foi apresentada mesa temática online que abordou a “Museologia Social e Direitos Humanos”. Na ocasião, Mario de Souza Chagas (Poeta, museólogo, doutor em Ciências Sociais e fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia) abordou o tema “Museus em Tempos de Pandemia: novas construções solidárias”. Lucimara Letelier (Mestre em Administração Cultural, fundadora do Museu Vivo e atual diretora adjunta institucional do MAM Rio), falou sobre “Museus Agentes de Mudança: novas narrativas em um mundo em transformação!”. Por fim, Leonardo Perdigão Leite (Museólogo, pedagogo e doutor em Psicologia Social) discorreu sobre as “Possíveis relações entre Museologia Social, Direitos Humanos e Pragmatismo”.

No dia 20 de maio, foi apresentada mesa temática online que destacou “A apropriação dos espaços culturais sob a perspectiva da diversidade”. Na oportunidade, Marcella Albaine Farias da Costa (Pós-doutoranda na UFRGS e doutora em História pela UNIRIO) e Daniela Pereira da Silva (Graduanda em História pela PUCPR e ilustradora) discorreram sobre “Espaços culturais: acesso, inclusão e vivências”. Bruno Bettine (Graduado em História, Direito e Coordenador do Museu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), falou sobre o “Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e a preservação da memória institucional”. Por fim, foi a vez de Washington Souza (Mestre em Museologia e Patrimônio e diretor do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás) abordar “Os museus como espaços culturais e de ações sociais”.

A íntegra dos vídeos das mesas temáticas estão disponíveis na plataforma Youtube, neste link.

Compartilhar: