Centro Cultural Justiça Federal participa pela internet, de 21 a 27/9, da 14ª Primavera dos Museus 2020*

Publicado em 21/09/2020

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) participa na 14ª Primavera dos Museus 2020, que acontece de 21 a 27 de setembro e tem como tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”. A Primavera dos Museus é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a promoção dos museus brasileiros e a união de instituições museais em torno de atividades que incluam todos os públicos. O tema proposto para este ano convida a uma reflexão sobre o papel que as instituições museológicas e culturais exercem diante da necessidade de adaptação, ou transformação, ao mundo digital.

O ano de 2020 fez com que as instituições museais se deparassem com uma nova realidade que as levou a transpor, na medida do possível, suas atividades presenciais para o meio virtual. Passados mais de seis meses do início da pandemia, com várias instituições ao redor do mundo reabrindo suas portas e outras se organizando para reabri-las, o CCJF segue refletindo sobre as novas práticas adotadas
durante esse período e como os desafios que surgiram foram encarados de forma coletiva e renderam experiências que fortaleceram ainda mais seu papel no cenário cultural e a interatividade com seu público.

Atendendo ao convite do Ibram, a participação do CCJF será 100% virtual, através da página do CCJF na plataforma Youtube. Será uma oportunidade de toda a sociedade conhecer e se envolver ativamente nas atividades educativas e culturais do Centro Cultural, passando por visitas guiadas, leituras dramatizadas, música, poesia, teatro entre outras.

Confira abaixo um resumo da programação do CCJF durante a 14ª Primavera dos Museus 2020 (com transmissão na página do CCJF na plataforma Youtube):

21 de setembro

14h40 Abertura do evento

Palavras do diretor geral do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, desembargador federal Ivan Athié, e da diretora executiva do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Maria Geralda de Miranda.

15h Bate papo

“Museus e o Digital” – Rose Moreira de Miranda (Museóloga. Doutora em Museologia. Servidora do Ibram)

 

22 de setembro

17h Quarteto Nina’s – (Amanda Mateus e Michelle Silva – violinos; Izabella Cardozo – viola e Raquel Terra – violoncelo)

19h Live

“O espaço/tempo da literatura” – Henrique Rodrigues (Escritor e gestor de projetos de incentivo à leitura)

 

24 de setembro

16h Depoimento

“O artista e o museu” – Tchello d’Barros (Artista multimídia com atuação na área de audiovisual. Escritor)

 

25 de setembro

15h Bate papo

“Teatro e humor na cultura digital” – Jaiderson Gonçalves (Ator)

18h Bate papo

“Os múltiplos sentidos do fio – costura entre arte, universidade e pesquisa na cultura digital” – Evângelo Gasos (Artista visual e Diretor Audiovisual. Professor da Universidade Veiga de Almeida) e Mariana Guimarães (Artista, educadora e pesquisadora do fio na arte contemporânea)

 

26 de setembro

13h30 Contação de histórias

“As ideias que o livro tem” – Fábia Marucci (Professora universitária. Criadora do Escriturando)

17h Exibição de filme seguido de conversa com a diretora

Filme “Harmonia Enlouquece (2019)” – Flávia Lima (Diretora de cinema)

 

14ª Primavera dos Museus

A 14ª Primavera dos Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido pelo Ibram para a edição de 2020 é: “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Visto o momento pelo qual passam a sociedade e os museus, devido à pandemia causada pelo Covid-19, este ano, em especial, todos os museus participantes foram orientados a desenvolverem apenas atividades em ambiente virtual.

Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

Guia da programação nacional: acesse aqui.

*Com informações do Ibram

Compartilhar: