CJF: Observatório da Estratégia da Justiça Federal completa dois anos e anuncia novidades*

Publicado em 10/10/2017

O Observatório da Estratégia da Justiça Federal (www.cjf.jus.br/observatorio) está completando dois anos de criação neste segundo semestre de 2017. O ambiente do Conselho da Justiça Federal (CJF) está implementando mudanças de layout e novas funcionalidades, visando a colaboração e acessibilidade. Assim, em sua versão 2.0, o site traz novas formas de participação e disponibiliza o Sistema de Mapeamento da Justiça Federal (Sismapa).

Segundo o Secretário de Estratégia e Governança do CJF, Ivan Gomes Bonifácio, as modificações do Observatório têm intenção de permitir a colaboração de outras unidades da JF e, futuramente, também de acadêmicos e especialistas. “Na medida em que trazemos outros atores para falar o que acontece na relação da sociedade com o Judiciário Federal, damos um passo à frente na transparência ativa, com objetivo de demonstrar à sociedade a qualidade e importância dos serviços prestados”. A partir de agora, além dos servidores do CJF, colaboradores dos Tribunais Regionais Federais e gestores de projetos estratégicos poderão alimentar o site com notícias, atualizações sobre andamentos de iniciativas de inovação e informações oficiais. Interessados podem solicitar o cadastramento na plataforma por meio do e-mail observatorio@cjf.jus.br.

Outra novidade diz respeito ao Sistema de Mapeamento da Justiça Federal (Sismapa). Ainda em fase de testes, o Sismapa é um sistema aberto ao público e que disponibiliza informações como: magistrados das unidades da JF; número de processos recebidos, baixados, em andamento e julgados; e competência das Varas. Torna possível pesquisas por localização, nomes ou área de atuação. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/CJF), com a parceria dos TRFs e a coordenação da Secretaria de Estratégia e Governança (SEG/CJF).

O Observatório apresenta visualizações diversas vinculadas à gestão da estratégia corporativa da JF, com a organização gráfica e documental das informações de planejamento, projetos, indicadores e metas estratégicas. A ferramenta já foi vencedora prêmio “Ajufe: Boas Práticas de Gestão”, e até o último dia 2 de outubro, contabilizava mais de 320 mil visualizações, com acessos provenientes de 31 países.

*Fonte: CJF

Compartilhar: