CJF promove encontro para debater a modernização dos processos e gestão em Tecnologia da Informação*

Publicado em 11/06/2019

Evento repercute os desafios relacionados à modernização, boas práticas e ideias sobre inovações tecnológicas

 

“Inovação, criatividade e tecnologia. Este é o tripé que apoiará uma Justiça Federal alinhada com os novos tempos”. Com essas palavras, o presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, abriu os trabalhos do Encontro Nacional de Soluções de Tecnologia, Inovação e Criatividade da Justiça Federal (ENASTIC.JF 2019). O evento teve início na manhã desta terça-feira (11), e se estenderá ao longo do dia no Auditório do CJF, em Brasília.

De acordo com o ministro Noronha, o objetivo do encontro é debater a modernização dos processos e gestão em Tecnologia da Informação (TI), os desafios relacionados à modernização, e o compartilhamento de boas práticas e ideias sobre a aplicação de inovações tecnológicas. “Aqui, queremos dividir experiências de sucesso e discutir soluções viáveis para o aperfeiçoamento da nossa missão constitucional. Nesse conturbado momento que enfrentamos no cenário econômico nacional, combatemos crimes com inovação, com criatividade, e com envolvimento de tecnologias. […] O ENASTIC é um chamado ao trabalho colaborativo simbiótico, modificação da cultura dos órgãos, e cristalização de uma Justiça Federal forte e unida. Ganham os servidores, os magistrados, o jurisdicionado, e a sociedade em geral. Aqui, apresentamos resultados de laboratórios de inovação e produtos de Centros de Inteligência, além de soluções de armazenamento e processamento em nuvem, respostas de inteligência artificial e automação. São sistemas dos mais diversos, plataformas variadas, Bussines Intelligence, Big Data… Enfim, o mundo é outro e o Poder Judiciário não poderia sobreviver fora dessa nova realidade”, destacou o presidente do CJF e do STJ.

A abertura do ENASTIC.JF também contou com a participação da secretária-geral do CJF, juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes. Entusiasta do assunto, a magistrada foi a moderadora da mesa que apresentou casos de sucesso relacionados à inovação no Poder Judiciário. “É muito difícil que a gente tenha juízes com preparo e com formação na área de informática. Eu acho que essas pessoas (participantes do ENASTIC) são especialmente importantes, porque elas fazem a ponte de que a gente tanto precisa, da área da informática com a nossa área-fim”.

No encontro também foi realizada uma palestra sobre Tendência de Tecnologia, Inovação e Criatividade, ministrada pelo advogado Ademir Milton Piccoli – autor do livro Judiciário Exponencial.

Participantes

Os casos de sucesso do ENASTIC.JF foram apresentados pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Bráulio Gabriel Gusmão, que explicou o funcionamento do Laboratório de Inovação para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O juiz federal Caio Moysés de Lima, da Seção Judiciária de São Paulo, falou sobre o Laboratório de Inovação (iJuspLab). O juiz federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Marco Bruno Miranda Clementino, apresentou o Portal do Centro de Inteligência. O juiz federal Rafael Leite Paulo, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), falou sobre BACENJUD AUTO e a estratégia de inovação da 1ª Região. Já o diretor executivo e fundador da empresa Every TI, Eduardo Nery, abordou a questão do diagnóstico e plano de ação para Governança e Conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na sequência, o juiz federal Caio Moysés de Lima, vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, foi o moderador dos casos de sucesso – Inovação, Cloud Computing. O desembargador federal do TRF1, Marcos Augusto de Sousa, falou sobre o Sistema de Cálculo Judicial. O diretor de precatórios do TRF1, Hilton Vieira Coelho, explicou o funcionamento do Sistema ePrecWeb, para emissão de requisição de pagamento (precatório e Requisição de Pequeno Valor -RPV). O técnico judiciário do TRF 3ª Região, Caio Cesar Sobreiro, falou sobre o Programa Simplificado de Extinção das Execuções Fiscais. A diretora de ambiente computacional do Tribunal de Contas da União (TCU), Lorena Brasil, repercutiu o Projeto de Cloud Computing. Por fim, o gerente de Operações IOS/AWS, Alyson Torreiro, abordou como funciona os serviços gerenciados em nuvem.

A programação do Encontro Nacional de Soluções de Tecnologia, Inovação e Criatividade da Justiça Federal (ENASTIC.JF 2019) segue na tarde desta terça-feira (11), com transmissão, em tempo real, por meio do canal do CJF no YouTube.

*Fonte: CJF

Compartilhar: