CJF promove seminário para celebrar os 20 anos de criação dos Juizados Especiais Federais*

Publicado em 05/11/2021

O Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), e em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), realizou na manhã desta sexta-feira (5/11) a abertura do seminário virtual em comemoração aos “20 anos de criação dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001)”. O evento é destinado a magistrados, servidores do Poder Judiciário e comunidade jurídica em geral, inclusive estudantes de Direito.

Na cerimônia, o presidente do CJF, ministro Humberto Martins, transmitiu uma mensagem em homenagem aos 20 anos de implantação dos JEFs. “No momento em que comemoramos os 20 anos da edição da Lei n. 10.259, de 2001, importa destacar a verdadeira revolução criada por esse sistema de solução de conflitos, que possibilitou a todos o acesso direto à máquina judiciária, ao exercício da cidadania e por consequência a inclusão social”, declarou o magistrado.

Já o coordenador científico do evento, juiz federal Fábio Cesar dos Santos de Oliveira, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), falou sobre as atividades desenvolvidas para a criação do anteprojeto de lei que implantou os Juizados Especiais Federais. “O esforço desses magistrados em prol de um Judiciário mais ágil e eficiente deu resultados. Hoje a face mais conhecida da Justiça Federal para os cidadãos de todas as regiões do nosso País é a face dos Juizados Especiais Federais”, afirmou o juiz federal.

Em seguida o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, João Batista Lazzari, falando em nome do vice-presidente do CJF, corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Jorge Mussi, descreveu o modelo jurisdicional dos JEFs como um sistema criado com a missão de assegurar que as demandas de menor potencial econômico ou ofensivo pudessem ser resolvidas com celeridade, simplicidade e com economicidade. “Buscava-se, assim, a promoção do efetivo acesso dos jurisdicionados a uma instância decisória mais célere do que as existentes em nosso Sistema de Justiça”, explicou ele.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o desembargador e coordenador acadêmico da Enfam, Samuel Meira Brasil Júnior, e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Eduardo André Brandão.

Conferência

O conferencista convidado foi o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Costa Leite. Para apresentar o magistrado, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino sintetizou o currículo do colega de Corte, que contribuiu para a instituição dos Juizados Especiais Federais em 2001, durante seu mandato como presidente do STJ.

“Ninguém melhor para contar esse capítulo da história do Superior Tribunal de Justiça, mas principalmente da história do Poder Judiciário, com a criação desse importantíssimo instrumento de acesso à Justiça e de democratização do Poder Judiciário”, declarou o ministro Sanseverino.

Durante a conferência, com o tema “Juizados Especiais Federais: reminiscência e perspectivas”, o ministro Paulo Costa Leite apresentou o contexto histórico, a trajetória de criação dos JEFs e o cenário em que o Poder Judiciário se inseria naquele momento.

Costa Leite também destacou os trabalhos desenvolvidos para a criação e instalação dos Juizados, e descreveu que no momento da elaboração do anteprojeto da Lei n. 10.259 “o Judiciário entendeu que tinha que aproximar-se mais da sociedade, atendendo aos seus legítimos anseios por uma Justiça mais acessível e efetiva. O mais amplo acesso à Justiça impõe-se como garantia do pleno exercício da cidadania”, relembrou o magistrado.

Programação

As atividades do seminário prosseguirão ao longo da tarde desta sexta-feira. Acesse mais informações na página do evento.

*Fonte: CJF

Compartilhar: