CNJ: Programa Fazendo Justiça completa dois anos de atuação bem-sucedida*

Publicado em 25/03/2021

Desenvolvido a partir da parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio do Departamento Penitenciário (Depen), o Programa Fazendo Justiça completou dois anos de atuação e tem por objetivo criar uma estratégia nacional com entregas e indicadores bem definidos, o que resulta em planos executivos adaptados a cada unidade da Federação, elaborados de forma colaborativa com tribunais e magistradas(os) locais.

O Fazendo Justiça é dividido em quatro eixos principais de ação – Proporcionalidade Penal, Cidadania, Sistemas e Identificação Civil e Socioeducativo – além de um eixo específico para ações transversais e de gestão. Seu público-alvo inclui beneficiárias(os) de nível inicial (Judiciário e atrizes/atores do sistema de Justiça Criminal) e de nível final – cerca de 800 mil pessoas no sistema prisional e 140 mil adolescentes no sistema socioeducativo, nos meios aberto ou fechado.

O programa apoia a criação ou melhoria de produtos, estruturas e serviços; promove eventos, formações e capacitações; gera produtos de conhecimento e apoia produção normativa do CNJ. Também trabalha parcerias e novas narrativas a partir de evidências e soluções possíveis.

A partir de setembro de 2020, o Fazendo Justiça inaugurou novas ações alinhadas com tribunais de todo o país, além de ter dado continuidade a atividades de sucesso iniciadas no programa Justiça Presente. Ao todo, compõem o programa Fazendo Justiça 28 projetos, que foram desenvolvidos de forma simultânea com foco em resultados concretos e sustentabilidade de médio e longo prazo. O Fazendo Justiça trabalha de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em especial, o Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Para saber mais sobre o programa Fazendo Justiça, acesse o portal do CNJ.

*Com informações do CNJ

Compartilhar: