Desembargador federal do TRF2 publica livro sobre o papel do direito e das instituições jurídicas em tempos de crise

Publicado em 05/11/2021

Obra está disponível gratuitamente na internet, em português e inglês

 

O desembargador federal e presidente da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Ricardo Perlingeiro, acaba de publicar o livro Revisitando o papel do direito e das instituições jurídicas em tempos de crise (Rethinking the Role of Law and Legal Institutions in Times of Crisis). O magistrado e a professora Emilie Ghio, da Edinburgh Napier University (Escócia, Reino Unido) assinam a organização e artigos da obra.

Também são autoras de capítulos as juízas federais Fernanda Duarte e Luísa Schmidt, além de docentes brasileiros, como o professor Rafael Iorio, e de outros países, como a professora Laura Napoli Coordes, dos EUA.

O trabalho apresenta resumos estendidos de artigos apresentados na mesa-redonda intitulada “Novos Desafios para o Direito Civil e Comercial Transnacional na Esteira da Pandemia de COVID-19”. Repensando o papel do direito e das instituições jurídicas em tempos de crise”, que foi realizada pela Law and Society Association (LSA) em Chicago entre 26 e 30 de maio de 2021.

A mesa-redonda foi organizada por Emilie Ghio e por Ricardo Perlingeiro, que é professor da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estácio de Sá (Brasil). O evento reuniu especialistas de diferentes jurisdições de todo o mundo e de diferentes áreas acadêmicaspara discutir os desafios causados pela crise da Covid-19 em suas áreas de estudo e prática. Como tal, o evento teve uma dimensão interdisciplinar internacional, bem como comparativa.

A mesa-redonda é fruto de um projeto em andamento e recebeu o status de International Research Collaborative pela LSA em 2020, que envolve o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Ciências do Poder Judiciário (NUPEJ) da Universidade Federal Fluminense e o Núcleo de Pesquisa Justiça Administrativa em Contexto – NUPEJAC da Universidade Estácio de Sá.

Os objetivos do International Research Collaborative são: (i) criar uma rede de universidades; (ii) aprofundar os estudos jurídicos e de ciências sociais sobre direito civil e comercial transnacional durante a pandemia; e (iii) informar as discussões sobre políticas e atividades negociais levadas a cabo entre pesquisadores jurídicos e de ciências sociais em todo o mundo acerca dos efeitos da Covid-19. A mesa-redonda foi seu primeiro resultado.

Clique aqui para acessar o livro.

Compartilhar: