Desembargadora Salete Maccalóz receberá homenagem póstuma em evento da Emerj em 13/5

Publicado em 10/05/2022

Na próxima sexta-feira, dia 13 de maio, a desembargadora federal Salete Maccalóz (TRF2), receberá uma homenagem póstuma do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), no evento “A mídia, a opinião pública e os direitos humanos: interfaces do pensamento e atuação de Salete Maccalóz com o Direito Penal”.

O encontro ocorrerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataformas Zoom e YouTube. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A magistrada

Mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc/RJ) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Salete Maccalóz iniciou sua carreira em 1976, exercendo advocacia em Porto Alegre. Ingressou na Justiça Federal em 1987 e, em 2008, tomou posse como desembargadora federal do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), em que foi membra e presidente das 3ª e 7ª Turmas Especializadas. Foi corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região no biênio 2013/2015. A magistrada faleceu na manhã do dia 2 de fevereiro de 2017.

Abertura

Participarão da abertura do encontro a diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); o presidente do Fórum, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); e o vice-presidente do Fórum, desembargador Marcos André Chut, mestre em Direito pela Unesa.

Debatedoras

Para as palestras e debates, estarão presentes a desembargadora federal Simone Schreiber (TRF2), doutora em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); as advogadas Rita Cortez, especialista em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Ana Maria Muller; e as professoras Glória Márcia Percinoto, mestra em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), e Ariane Trevisan Fiori, doutora em Direito Público pela Unesa.

Inscrição

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8142

*Fonte: Emerj

Compartilhar: