Emarf: I Curso de Direito das Funções Militares discute o Regime Jurídico do Militar

Publicado em 28/09/2009

A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) realizou no dia 28 de setembro, no auditório do TRF2, para uma platéia composta por magistrados, militares, advogados, servidores e estudantes, o terceiro dia de programação do “I Curso de Direito das Funções Militares”.
        Abrindo os trabalhos, o Major-Brigadeiro-do-Ar Raul José Ferreira Dias falou sobre “Postos e graduações: condições de permanência no serviço ativo da Aeronáutica”. Já o Comandante Ricardo Amaral tratou do tema “Postos e graduações: condições de permanência no serviço ativo da Marinha”. Por fim, foi a vez do Major Julio Marcelo Fernandes D´Ávila Costa que abordou “Postos e graduações: condições de permanência no serviço ativo do Exército”. Também compôs a mesa o juiz federal Adriano Saldanha.
        A programação do “I Curso de Direito das Funções Militares” terá continuidade nos dias 29 e 30 de setembro, no auditório do TRF2 (rua Acre 80, 3º andar, centro do Rio), das 9h às 13h. No dia 29 de setembro, por exemplo, o programa do curso prevê a continuidade da discussão acerca do Regime Jurídico do Militar. O Vice-Almirante Gilberto Max Rossé Hirschfeld falará sobre a “Polícia Judiciária Militar”. Já a Advogada da União Rosilene Moreira Cárdias Santaguida discorrerá sobre a “Remuneração dos Militares”. Fechando os trabalhos, será a vez do Advogado da União Roberto Carlos Rocha Kayat abordar “Aspectos da exclusão do serviço ativo: reserva, reforma e licenciamento”.
        Por fim, no dia 30 de setembro, último dia do curso, o programa privilegiará o tema “Sanções e Estratégias”. Na ocasião, o Ministro Carlos Alberto Marques Soares ministrará palestra sobre “Crimes militares e transgressões disciplinares”. “O Regime Jurídico da Lei de Anistia” será abordado pelo desembargador federal Guilherme Couto de Castro. E fechando o curso, o professor doutor Francisco Carlos Teixeira falará sobre “O papel estratégico das Forças Armadas na construção das políticas brasileiras”.
        O Curso de Direito das Funções Militares é aberto ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet: www.trf2.gov.br/emarf na parte de cursos pelo portal de inscrições. Os magistrados federais podem fazê-las pelo módulo do CAE também na internet. Aos estudantes de direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
        O evento, que integra o cronograma de 2009 do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização – CAE para magistrados federais da 2ª Região, conta com o apoio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

 

Raul Ferreira Dias falou sobre as condições de permanência no serviço ativo da Aeronáutica
Raul Ferreira Dias falou sobre as condições de permanência no serviço ativo da Aeronáutica

 

A partir da esquerda: Adriano Saldanha, Ricardo Amaral e Marcelo D'Ávila
A partir da esquerda: Adriano Saldanha, Ricardo Amaral e Marcelo D'Ávila

 

Magistrados, militares, advogados, servidores e estudantes prestigiaram o terceiro dia de curso
Magistrados, militares, advogados, servidores e estudantes prestigiaram o terceiro dia de curso

Compartilhar: