Encerramento do curso “Formação de Formadores Desembargadores”, da Emarf*

Publicado em 21/06/2018

A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) encerrou com sucesso o Curso de “Formação de Formadores Desembargadores” nesta quinta-feira, 21 de junho. O curso teve carga horária de 24 horas, com início no dia 5 deste mês. Trata-se de iniciativa pioneira do diretor-geral da Escola, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, que está em sua segunda edição. A coordenação geral este ano ficou a cargo do desembargador federal Guilherme Couto de Castro.

O curso semipresencial contou com uma parte desenvolvida no ambiente virtual de aprendizagem da Emarf e outra presencial, na qual os desembargadores federais e estaduais participantes puderam trocar informações relevantes.

Credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a atividade contou com a instrutoria dos juízes federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky. A composição da turma foi prestigiada pelos desembargadores federais Poul Erik Dyrlund e Reis Friede e pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro André Gustavo Correa de Andrade, Cláudio Brandão de Oliveira, Flavia Romano de Rezende, Jacqueline Lima Montenegro, Luiz Roberto Ayoub, Maria Isabel Paes Gonçalves e Sérgio Seabra Varella.

 

Confira abaixo a programação do Curso:

1ª Parte do Curso: EAD – Planejamento de Ensino no Contexto da Magistratura – 14h

Unidade I – Ambientação dos cursistas.
Carga horária: 2h
Tutores: Juíza federal Fernanda Duarte; Juíza federal Jane Reis; Juíza federal Márcia Nunes; Juiz federal Vladimir Vitovsky

 

Unidade II – O planejamento de Ensino para Magistrados e as Diretrizes Pedagógicas da ENFAM: a formação por competências.
Carga horária: 3h
Tutora: Juíza federal Fernanda Duarte

 

Unidade III – Os principais componentes do planejamento de Ensino: Ementa, Justificativa, Objetivos (gerais e específicos), Metodologia, Métodos e estratégias.
Carga horária: 3h
Tutor: Juiz federal Vladimir Vitovsky

 

Unidade IV – Os métodos ativos nos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados: noções gerais.
Carga horária: 3h
Tutora: Juíza federal Márcia Nunes

 

Unidade V – A avaliação formativa nos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados: uma introdução.
Carga horária: 3h
Tutora: Juíza federal Jane Reis

 

2ª Parte do Curso: Presencial – 10h

 

Unidade I – Ser Desembargador Federal Formador: desafios e perspectivas.
Carga horária: 2h30min
Docente: Juíza federal Fernanda Duarte

 

Unidade II – Os Cursos de Formação de Formadores. Os Cursos de Formação Inicial de Magistrados Federais e os Cursos de Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento. Os Cursos de Formação Continuada. Relatos de Experiências.
Carga horária: 2h30min
Docente: Juíza federal Jane Reis

 

Unidade III – Oficina de emprego de métodos ativos nos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados: realizando estudos de caso. A exposição dialogada e a coordenação dos debates em grupos de trabalho. Como convidar uma autoridade para empregar métodos ativos?
Carga horária: 2h30min
Docente: Juíza federal Márcia Nunes

 

Unidade IV – Oficina de avaliação formativa nos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados: Como avaliar? Por que avaliar?
Carga horária: 2h30min
Docente: Juiz federal Vladimir Vitovsky

 

*Fonte: Emarf

 

Compartilhar: