Firly Nascimento Filho toma posse como desembargador federal do TRF2

Publicado em 06/05/2022

Tomou posse nesta sexta-feira, 6 de maio, o agora desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Firly Nascimento Filho. A pedido do magistrado, o ato foi realizado em cerimônia reservada, na presença do presidente da Corte, desembargador federal Messod Azulay, e de familiares do recém-empossado.

Firly Nascimento Filho foi nomeado para o cargo pelo presidente da República, na quarta-feira, 4, para ocupar vaga decorrente da Lei nº 14.253/2021. Com a formalização da posse, ele assume imediatamente a atividade judicante na 4ª Turma Especializada, que julga matéria tributária. O novo membro do TRF2 já está despachando nos processos que passam a sua relatoria, incialmente em modo remoto.

Atual diretor da Seção Judiciária do Rio Janeiro, o novo integrante do TRF2 exerceu a titularidade da 5ª Vara Federal da capital fluminense até a posse na segunda instância. Ele ingressou na magistratura federal em 1996, após aprovação no terceiro concurso público da Corte para o cargo de juiz federal substituto.

Firly Nascimento Filho é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – 1983), instituição pela qual obteve também o mestrado e o doutorado, título obtido com a tese “O Conselho Nacional de Justiça. Democracia, atos judiciais e controle da atividade do Juiz”.

Messod Azulay e Firly Nascimento Filho
Compartilhar: