Interfaces Cidadãs: CAIJF estabelece parceria para atuar no Complexo do Alemão

Publicado em 27/10/2021

O Programa “Interfaces Cidadãs”, do TRF2, conta agora com a parceria da Clínica da Família Bibi Vogel. O foco é a capacitação em justiça e cidadania de agentes comunitários de saúde (ACS) pelo Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF).

O juiz federal Vladimir Vitovisky, titular da 9ª Vara de Execução Fiscal do Rio de Janeiro, que atua em Supervisão ao CAIJF (órgão vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região – NPSC2), junto com o servidor Joao Coelho (que atua em assistência ao referido Centro de Atendimento), intermediados pela articuladora social Lúcia Cabral, da ONG Educap, que atua no Complexo do Alemão (Zona Norte carioca), reuniram-se na segunda-feira, 25/10, com a gerente administrativa da clínica, Jacqueline Valim Araujo, a fim de conhecerem o espaço e as necessidades locais e estabelecerem os conteúdos programáticos para o próximo módulo do Programa.

 

Vladimir Vitovisky, Lúcia Cabral, Jacqueline Valim Araujo e João Coelho se reuniram para acertarem detalhes sobre próximo módulo do “Interfaces Cidadãs”

 

Os agentes comunitários de saúde atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo a prevenção e a proteção da saúde. Os profissionais acompanham as famílias da comunidade, indo às suas casas para orientá-las sobre como procederem no sentido do acesso aos equipamentos de saúde. Além disso, fazem levantamentos demográficos e sociais da região onde atuam, deparando-se frequentemente com situações que demandam a atuação de instituições estaduais e federais garantidoras de direitos e cidadania.

A clínica Bibi Vogel conta atualmente com sete equipes de trabalho contendo, cada equipe, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. As equipes são responsáveis por área delimitadas, que se estendem dos arredores da clínica ao Complexo do Alemão.

A capacitação acontecerá a partir de novembro, em quatro encontros, em formato misto (modos remoto e presencial), e dentre os temas a serem abordados figuram: a função e competência da Justiça Federal, o Primeiro Atendimento e a Conciliação; o Benefício da Prestação Continuada, segundo a Lei Orgânica de Assistência Social; crimes cibernéticos e noções sobre a importância da Justiça Restaurativa.

Sobre o Interfaces Cidadãs

O Interfaces Cidadãs vem capacitando profissionais das secretarias municipais de assistência social e de saúde, de vários municípios. De abril até agora o Programa já atuou junto a 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro, e contou com a participação solidária de 18 palestrantes, os quais já proferiram uma média de três palestras cada qual desde que o Programa se iniciou. O programa trabalha com a filosofia de rede solidária.

Compartilhar: