Juizado itinerante analisa 503 processos na Vila Olímpica da Gamboa no sábado, 22 de maio

Publicado em 07/05/2010

        Preparados para dar resposta em 503 processos em um único dia, cerca de 20 juízes federais estarão de prontidão na Vila Olímpica da Gamboa, das 8 às 17 horas, no sábado, dia 22 de maio. O número de causas corresponde ao total de atermações realizadas no local, nos dias 17 e 18 de abril, na primeira ação do Juizado Especial Itinerante da Justiça Federal da 2ª Região. Atermação é o procedimento de dar entrada no processo judicial, a partir das informações e dos documentos apresentados pelos cidadãos. 
         Em abril, além de fazer as atermações, os cerca de 60 voluntários, entre juízes, servidores e estagiários da instituição que estiveram na Vila Olímpica, trabalharam prestarando informações sobre direitos previdenciários, já que o foco dessa primeira atuação do juizado itinerante é atender pedidos de concessão de benefícios, aposentadorias e pensões do INSS. Ao todo, nos dois dias, foram 637 atendimentos realizados no espaço que fica bem em frente ao Morro da Providência, na zona portuária da capital fluminense). 
         No dia 22 de maio, novamente os magistrados e colaboradores voluntários vão somar esforços, dessa vez para marcar a presença da Justiça Federal do Rio de Janeiro na Ação Global Nacional de 2010. O evento é fruto de convênio entre o sistema Sesi/Firjan e as Organizações Globo, e inclui diversos serviços com foco na cidadania de comunidades do interior ou de regiões urbanas carentes. A ideia é que durante a Ação Global, os juízes federais promovam conciliações ou sentenciem, quando não for possível fechar acordo, nos 503 processos iniciados em abril.
 O juizado itinerante é uma iniciativa  da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região (Coordjefs), órgão vinculado ao TRF2. Para efetuar essa primeira edição do projeto, a instituição conta com a parceria do próprio INSS, que disponibilizará representantes, durante a Ação Global, justamente para firmar os acordos nas audiências de conciliação.

Compartilhar: