Juízes federais do Rio fazem palestra para agentes comunitários da Rocinha, no Rio de Janeiro

Publicado em 16/03/2016

O Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) do TRF2 realizou na manhã do dia 16 de março uma ação que contou com a participação de cerca de 60 agentes comunitários que atuam, principalmente, na tradicional comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, o juiz federal Vladimir Vitovsky fez uma introdução da Justiça Federal, diferenciando a sua competência jurisdicional da dos demais ramos do Judiciário e esclarecendo diversas dúvidas apresentadas pela plateia.

O evento foi realizado na Clínica da Família Rinaldo Delamare, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que, além da população da Rocinha, atende aos moradores dos morros da Alegria, Canal, Raiz, Boiadeiros, Barcellos, Campo Esperança e Vila Verde.

Para o agente comunitário Alexandre Mendes, que vive na Rocinha há 39 anos, iniciativas como a da Justiça Federal são fundamentais para garantir maior autonomia às populações carentes, que sofrem com a falta de informação sobre seus direitos e sobre como pleiteá-los junto ao Poder Público. O agente, que também é técnico de enfermagem e gastrônomo, reconhece que os problemas na região não são poucos e afirma que a aproximação com o Judiciário Federal ajuda no seu combate, por parte dos próprios cidadãos: “A informação é tudo. Aqui a gente ainda sofre com a tuberculose, com o tráfico de drogas…não tenho dúvida de que a deficiência na educação do povo está na raiz dessas questões”, declarou.

O CAIJF é vinculado ao Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), órgão do TRF2 responsável por coordenar ações voltadas para a conciliação entre as partes, nos processos judiciais. Além de Vladimir Vitovsky, prestigiaram o evento na Rocinha a juíza federal Aline Miranda, que atualmente presta apoio à coordenação do NPSC2, e as juízas federais Ana Cristina de Miranda e Jane Reis.

 A partir da esquerda: Jane Reis (3ª), Vladimir Vitovsky (5º), Alexandre Mendes (6º) e Aline Miranda (7ª)

A partir da esquerda: Jane Reis (3ª), Vladimir Vitovsky (5º), Alexandre Mendes (6º) e Aline Miranda (7ª)
Compartilhar: