Justiça Federal do RJ faz apresentação para agentes comunitários inscritos no programa “Justiça Cidadã”, do TJ

Publicado em 11/04/2016

O auditório do Foro Federal Marilena Franco, na Seção Judiciária do Rio de Janeiro, sediou na tarde da segunda-feira, 11 de abril, o primeiro evento da Justiça Federal realizado em parceria com o programa Justiça Cidadã, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na ocasião, cerca de 40 agentes comunitários de diversas comunidades da capital fluminense participaram da solenidade que marcou o primeiro dos dois dias de palestras e dinâmicas que serão conduzidas por juízes e servidores da 2ª Região. O segundo encontro, que acontecerá no mesmo local, está agendado para a quarta-feira, 13.

A mesa de abertura foi presidida pelo desembargador federal Ferreira Neves, diretor do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), do TRF2, e foi prestigiada pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora do programa Justiça Cidadã, pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Renato Pessanha de Souza, pelo juiz federal Vladimir Vitovsky, coordenador do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (responsável por produzir ações de responsabilidade social e promoção da cidadania do TRF2), pela juíza federal Aline Miranda Araújo, que atua em auxílio ao NPSC2 e por Cláudia Alves, do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE), do TJRJ.

Em sua fala, o desembargador federal Ferreira Neves destacou que o objetivo da associação entre as Justiças Federal e Estadual é unir esforços para garantir um programa de informação ao cidadão o mais abrangente possível. O magistrado também ressaltou que a iniciativa é especialmente importante pelo lado da Justiça Federal, que, afirmou, é desconhecida da maior parte do público: “O Judiciário Federal tem a reputação de ser uma instituição muito formal e distante, para quem não está familiarizado conosco. Mas asseguro que o nosso dia a dia é igual ao do Tribunal de Justiça e, igualmente, estamos aqui para buscar a aplicação do Direito, de acordo com as leis e a Constituição”.

Ferreira Neves ainda pontuou a importância das atividades do Judiciário voltadas para o esclarecimento popular: “No nosso país, ainda convivemos com a carência geral de educação sobre os direitos da cidadania e sobre o que as pessoas devem fazer para exigi-los junto ao Poder Público”, advertiu.

Em seguida, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia asseverou sua felicidade em estar participando do evento, que consolida uma parceria “que vem sendo gestada há muito tempo e com grandes expectativas”. Já o juiz federal Renato Pessanha de Souza lembrou que a Justiça Federal do Rio de Janeiro vem, há anos, buscando a aproximação com os cidadãos, através do diálogo direto com a população e de serviços que facilitam o acesso à jurisdição.

Desfeita a mesa de abertura, teve início, imediatamente, a pauta de exposições à plateia. A primeira ficou a cargo de Iris Souza Dantas de Faria, responsável pela Seção de Relações Públicas da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Na ocasião, ela fez uma explanação geral da instituição e discorreu sobre o programa “Conhecendo a Justiça Federal”, que acaba de completar dez anos de atividades e é voltado para alunos de escolas da rede pública.

Em seguida, o juiz federal Vladimir Vitovsky palestrou sobre a competência da Justiça Federal. Na sequência, a juíza federal Aline Miranda de Araújo fez uma apresentação sobre as ações do NPSC2. As palestras do primeiro dia do curso incluíram ainda uma explicação sobre o trabalho do CAIJF (Vladimir Vitovsky) e uma palestra sobre os serviços prestados pelo primeiro atendimento dos Juizados Especiais Federais, conduzida pelos servidores da SJRJ Luiz Henrique Costa e Josélia Ferreira dos Reis.

 

A partir da esquerda: Aline Miranda, Cristina Gaulia, Ferreira Neves, Renato Pessanha, Vladimir Vitovsky e Cláudia Alves

A partir da esquerda: Aline Miranda, Cristina Gaulia, Ferreira Neves, Renato Pessanha, Vladimir Vitovsky e Cláudia Alves

Agentes comunitários de diversas regiões da capital fluminense participaram do encontro

Agentes comunitários de diversas regiões da capital fluminense participaram do encontro

 

 

Compartilhar: