Livro de concluintes do curso de Direito e Economia realizado em parceria entre Emarf e FGV tem download gratuito

Publicado em 02/03/2021

Fruto do acordo de cooperação científica e acadêmica firmado em 2018 entre a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/Rio), o livro digital “Reflexões sobre direito e economia” já está disponível para ser baixado gratuitamente. O link para o download é https://dej.fgv.br/artigo/reflexoes-sobre-direito-e-economia.

O diretor de Intercâmbio e Difusão da Emarf, desembargador federal Marcus Abraham, é um dos coordenadores da obra e assina o prefácio. Também respondem pela coordenação do trabalho os professores Armando Castelar Pinheiro, Antônio José Maristrello Porto, Patrícia Regina Pinheiro Sampaio.  Os artigos do livro são assinados pelos alunos que concluíram os cursos de Direito e Economia realizados na FGV/Rio, também como resultado da parceria com a Emarf, sendo treze deles juízes federais da 2ª Região.

O acordo de cooperação entre as duas instituições tem por objetivo promover o intercâmbio de  conhecimentos e práticas que contribuam para o aprimoramento mútuo, por meio de atividades de ensino e pesquisa. Como explica Marcus Abraham, o livro “Reflexões sobre direito e economia” visa a correlacionar os estudos dessas duas áreas, auxiliando os julgadores na tomada de decisões com impactos econômicos, que, muitas vezes, são profundos: “Decisões sobre conflitos de massa, por exemplo, podem ter efeitos sobre a macroeconomia, a empregabilidade ou as finanças públicas”, pontua.

Compartilhar: