Medidas sustentáveis implementadas pelo Tribunal geram redução de custos

Publicado em 14/07/2017

Em um contexto onde os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, é imprescindível a adoção de medidas sustentáveis pela sociedade, a fim de garantir as necessidades de gerações futuras. Preocupado com a utilização consciente desses recursos, o Tribunal vem promovendo ações que não só promovem a redução de custos (ainda mais em um período de restrição orçamentária), como também reforçam a importância da sustentabilidade.

No levantamento a seguir podem ser vistos os dados do primeiro semestre deste ano referentes ao consumo de energia elétrica, papel, água e copos descartáveis. Evidenciando-se, assim, a efetividade dessas medidas que geraram uma considerável redução de custos em relação a 2016.

Energia Elétrica

No consumo de energia elétrica, a economia foi de 14,7% em relação ao primeiro semestre de 2016, sendo que o mês de junho foi o mês de maior economia, conforme visto no gráfico abaixo.

A redução apresentada reflete o conjunto de medidas adotadas por esse Tribunal, tais como: sistemas de iluminação, de elevadores e de refrigeração central passaram a ter horários mais restritos para serem ligados e desligados, e utilização de novas lâmpadas e outros equipamentos que possibilitam uma maior eficiência energética.

 

grafico-1-energia

Papel

Em relação ao consumo de papel, a economia foi de 12,54% em relação ao primeiro semestre de 2016. Isso representa 804 resmas a menos, o que equivale a uma redução de 402.000 papéis.

O processo judicial eletrônico explica, em parte, a redução do consumo de papel. Outras medidas podem ser elencadas para explicar essa redução, como as unidades administrativas que passaram a fazer o reaproveitamento para rascunho  do papel com uma face já utilizada, além do hábito de muitos servidores de lerem textos diretamente na tela do computador, evitando sua impressão.

grafico-2-papel

Água

A redução no consumo de água foi de 14,7% em relação ao primeiro semestre de 2016, sendo que o mês de junho apresentou o menor consumo.

Medidas como o uso de temporizador nas torneiras do Tribunal, regulagem das válvulas de descarga, exames periódicos para localizar possível vazamentos, explicam um a redução de água havida ao longo dos meses.

grafico-3-agua-1

Copos descartáveis

No que tange à economia de copos descartáveis, houve uma redução de 11,25% nos de 50ml, representando 9.800 copos a menos que o semestre do ano anterior. Já os de 200ml, houve redução de 31,44%, representando uma economia de 126.800 copos.

Nesse caso, verifica-se que diversos servidores têm adotado canecas plásticas ou squeezes como recipiente para água, além do fato de alguns setores terem banido o uso de copos plásticos, como ocorreu na Secretaria Geral.

grafico-4-copo-50ml

 

grafico-5-copo-200-ml

Compartilhar: