Nota pública

Publicado em 29/03/2019

O Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2) manifesta sua profunda consternação pelo incidente ocorrido no dia 28 de março, que prejudicou a conclusão dos debates na mesa “As relações de gênero e raça no sistema de justiça”, realizada no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Ocorreu, na ocasião, a indevida coincidência do ensaio da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro com as apresentações da mesa capitaneada pelas eminentes professoras Thula Pires, Caroline Bispo, Marina Marçal, Adriana Avelar e Caroline Rocha dos Santos.

As duas atividades tiveram curso em recintos contíguos o que, como dito, resultou em prejuízo ao debate que, de todo, seria fundamental à programação da segunda edição do evento “Mulher, Poder e Democracia”, efetuado de 27 a 29 de março deste ano, no CCJF, sob a organização da juíza Carmen Sílvia Lima de Arruda e das equipes executiva e técnica do CCJF.

O TRF2 esclarece que a decisão de interromper a mesa acadêmica não contou com a autorização da Presidência da Corte, à qual o CCJF é vinculado. O presidente, desembargador federal André Fontes, vem expressar suas sinceras desculpas ao público presente no CCJF e às doutas palestrantes nomeadas acima, que generosamente atenderam a convite para conduzir discussão sobre questão fundamental ao amadurecimento da cidadania e que imbrica temas caríssimos à atual gestão.

De fato, é possível atestar a relevância que os desafios históricos criados pela escravização dos povos e pela falta de políticas públicas de reconhecimento têm para a presente gestão, ao visitar-se os portais dispostos com destaque na página pública do TRF2, por iniciativa da Presidência. Neles, são veiculadas informações sobre medidas administrativas e decisões judiciais que possam contribuir para a valorização e para o melhor acesso a serviços públicos e direitos da mulher e do negro.

O presidente, desembargador federal André Fontes também informa que está diligenciando no sentido de que, com a maior brevidade possível, realize-se novo evento sob a coordenação das pesquisadoras e professoras convidadas, que muito honrarão o Judiciário Federal da 2ª Região, aceitando convite para compor novo evento no CCJF, sobre o tema relações de gênero e raça no sistema de justiça.

Compartilhar: