Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro se apresenta no CCJF durante “Seminário Mulher, Poder e Democracia”

Publicado em 21/03/2019

Como parte da programação do “Seminário Mulher, Poder e Democracia”, que ocorrerá juntamente com o evento “Interseções entre Direitos e Po(éticas)”, entre 27 e 29 de março, a Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro, em consonância com o seu objetivo, de compartilhar reflexões sobre ideais e ações de mulheres também na área artística, se apresentará pela primeira vez, no dia 28 de março, às 19h, na antiga Sala de Sessões do STF, localizada no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no centro do RJ.

O programa do concerto incluirá obras que tenham a mulher como personagem de seus temas e enredos, como a ópera Carmen (Bizet), Lakmé (Delibes), dentre outras, possibilitando uma ligação com o contexto do evento. A direção ficará a cargo de Luciene Portella. A maestrina será Priscila Bomfim.

Seminário Mulher, Poder e Democracia

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, e em sintonia com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, realizará a segunda edição do “Seminário Mulher, Poder e Democracia”, juntamente com o evento “Interseções entre Direitos e Po(éticas)”, entre os dias 27 e 29 de março de 2019, das 10h às 17h30. A entrada é franca e as vagas são limitadas.

Participarão da mesa de abertura o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, e o presidente eleito da Corte, desembargador federal Reis Friede. Os encontros apresentarão debates sobre o poder e a democracia, compartilhando reflexões sobre ideias e ações de mulheres nas áreas jurídicas, artísticas e científicas, cujas obras vêm influenciando novas concepções de Direitos Humanos.

O encontro deseja novamente reafirmar a importância do que está consignado no Objetivo número 5 da Agenda 2030, que prevê acabar com todas as formas de discriminação e violência contra todas as mulheres e meninas em toda parte. E como diretriz fundamental orienta que os Estados precisam adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, em todos os níveis, entre outras diretrizes.

Já o evento “Interseções entre Direitos e Po(éticas)” visa a debater e compartilhar reflexões sobre ideias e ações de mulheres nas áreas jurídicas, artísticas e científicas, cujas obras vêm influenciando novas concepções de Direitos Humanos e, por consequência, buscando aperfeiçoar as práticas do sistema de justiça brasileiro.

Além de mesas-redondas e comunicações coordenadas, os participantes terão acesso a vídeos-debate, exposições, roda de conversa, entre outras atividades.

Os interessados podem inscrever trabalhos de pesquisas empíricas para a avaliação de uma comissão científica do evento, até o dia 20/3. Os trabalhos selecionados poderão ser apresentados nos horários reservados pela coordenação do evento. As pesquisas podem ser sobre temas como a situação da mulher no poder, na saúde, trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Clique para ter mais informações sobre a programação, inscrições e normas de submissão.

 

Compartilhar: