Presidente do TRF2 lança, em dezembro, livros sobre “Segurança Pública e Corrupção” e sobre “Novas Guerras”

Publicado em 29/11/2019

O presidente do TRF2, desembargador federal Reis Friede, lançará no dia 4 de dezembro, a partir das 18h, na antiga Sala de Sessões do STF, localizada no Centro Cultural Justiça Federal – CCJF (Av. Rio Branco 241 – Centro), o livro “Reflexões sobre Segurança Pública e Corrupção”.

Já no dia 07 de dezembro, a partir das 17h30, no Forte de Copacabana (Praça Coronel Eugênio Franco 1 – Posto 6) o magistrado lançará, em parceria com Flávio Combat, a obra “Das Novas Guerras (Fenomenologia dos Conflitos Armados)”.

O desembargador federal Reis Friede é doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito (ECEME) e professor honoris causa da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Com mais de quatrocentos artigos publicados, o presidente do TRF2 é também autor de livros como “Curso de Ciência Política e Teoria Geral do Estado: Teoria Constitucional e Relações Internacionais” e “Aspectos Jurídico-Operacionais do Agente Infiltrado”, dentre outros títulos.

Reflexões sobre Segurança Pública e Corrupção

A obra consolida e traduz o pensamento do magistrado, jurista e professor Reis Friede a respeito de um amplo conjunto de questões referentes aos temas que dão título à obra, fazendo uma análise sob múltiplas perspectivas: histórica, sociológica, jurídica, cultural, econômica, política etc.

O texto, organizado em duas partes temáticas (Parte I – Segurança Pública; Parte II – Corrupção), e totalizando 35 capítulos, é resultado de profunda pesquisa e de diversas palestras ministradas por Reis Friede ao longo de sua carreira acadêmica, destacando-se a apresentação intitulada Corrupção Institucionalizada. A exposição foi proferida no Colégio Interamericano de Defesa (CID), em Washington D.C., em 9 de novembro de 2018, evento que contou com a participação de oficiais-generais e assessores militares e diplomáticos de 14 países do Continente Americano.

Com o livro, o autor propõe-se a contribuir para a compreensão desses dois problemas que tanto afligem a sociedade brasileira.

A obra conta com apresentação do general de Exército Fernando Azevedo e Silva, ministro de Estado de Defesa e prefácio do juiz federal Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro.

Das Novas Guerras

O livro, de autoria dos professores Reis Friede e Flávio Combat, é um estudo aprofundado e muito bem alicerçado sobre as chamadas Guerras de Quarta Geração, com especial ênfase nas chamadas “Novas Guerras”.

Com particular foco em suas correspondentes fontes de financiamento – sobretudo na corrupção que desafia a estabilidade sociopolítico-econômica das nações -, a obra analisa, em adição, a fenomenologia da transnacionalidade, próprias das novas modalidades de conflitos do século XXI, buscando explicar as condições que permitem a construção de verdadeiros “Estados paralelos”.

A obra conta com apresentação do General de Exército Décio Luís Schons, Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG/2018) e prefácio do General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Compartilhar: