Presidente do TRF2 lança reimpressão do livro sobre “Novas Guerras”

Publicado em 24/06/2020

Acaba de ser lançada nova impressão da primeira edição do livro “Das Novas Guerras (Fenomenologia dos Conflitos Armados)”, obra escrita pelo presidente do TRF2, desembargador federal Reis Friede, em parceria com Flávio Combat. A publicação é da Biblioteca do Exército (Bibliex).

O livro, com apresentação do General de Exército Décio Luís Schons, Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG/2018) e prefácio do General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, é um estudo aprofundado e muito bem alicerçado sobre as chamadas Guerras de Quarta Geração, com especial ênfase nas chamadas “Novas Guerras”.

Com particular foco em suas correspondentes fontes de financiamento – sobretudo na corrupção que desafia a estabilidade sociopolítico-econômica das nações -, a obra analisa, em adição, a fenomenologia da transnacionalidade, próprias das novas modalidades de conflitos do século XXI, buscando explicar as condições que permitem a construção de verdadeiros “Estados paralelos”.

O desembargador federal Reis Friede é doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito (ECEME) e professor honoris causa da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Com mais de quatrocentos artigos publicados, o presidente do TRF2 é também autor de livros como “Curso de Ciência Política e Teoria Geral do Estado: Teoria Constitucional e Relações Internacionais” e “Aspectos Jurídico-Operacionais do Agente Infiltrado”, dentre outros títulos.

 

Compartilhar: