Presidente do TRF2 participa de primeira sessão como membro do CJF*

Publicado em 15/04/2019

O Desembargador Federal Vladimir Souza Carvalho, Presidente do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), e o Desembargador Federal Reis Friede, Presidente do TRF2, participaram, nesta segunda-feira (15), da primeira sessão como membros do Colegiado. Eles substituem os Conselheiros Manoel Oliveira Erhardt e André Fontes, que se afastaram das funções no CJF em razão do término de mandatos nas presidências dos TRFs da 5ª e 2ª Regiões, respectivamente.

Os magistrados foram recebidos pelo Presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, que saudou os novos integrantes do Colegiado. “Em nome dos meus pares desejo boas-vindas às Vossas Excelências e faço voto para que este período que se inicia seja bastante proveitoso e profícuo. A apresentação destes dois novos Conselheiros é tarefa assídua pela riqueza de seus currículos acadêmicos. As obras de Vossas Excelências transcendem os limites de seus ofícios como magistrados e Presidentes de Tribunais, se materializando em suas produções literárias, históricas, jornalísticas e filosóficas impressionantes, que certamente enriquecerão os trabalhos desta Casa”, declarou o Ministro.

Perfis

Natural de Itabaiana (SE), o Presidente do TRF5, Vladimir Souza Carvalho, é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Sergipe (1973). Foi Juiz de Direito em Sergipe; Juiz Federal no Piauí (de 1984‐1985), em Alagoas (1985‐1987) e Sergipe. Foi membro substituto dos tribunais regionais eleitorais do Piauí, Alagoas e Sergipe, ocupando, neste último, como titular, a vaga destinada a Juiz Federal por três biênios. Presidiu, em 2002, a 1ª Turma Recursal dos Juizados Federais Especiais de Sergipe. Integrou da 1ª Turma de Uniformização das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais, em Brasília‐DF, em 2002‐2003. É Desembargador Federal do TRF5 desde 2008, tendo sido promovido pelo critério de antiguidade. Atualmente, compõe a Segunda Turma do TRF5 e atuou, nas eleições 2018, como Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na classe Juiz Federal.  Autor de diversas obras literárias, Carvalho é membro da Academia Sergipana de Letras.

O Desembargador Federal Reis Friede graduou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, Rio de Janeiro) em 1982. Exerceu a advocacia até ser aprovado em 1º lugar para o cargo de Promotor de Justiça (1986/1988). Na magistratura federal ele ingressou em 1988, após ser aprovado em concurso público, também em 1º lugar, tornando-se, então, o mais jovem Juiz Federal do Brasil. Em 2004, Reis Friede foi promovido, por antiguidade, ao cargo de Desembargador Federal do TRF2. Além da graduação em Direito, o presidente do TRF2 é formado em Arquitetura (USU), Economia (UFRJ), Administração (UCAM), Engenharia (UERJ/USU) e Matemática (UCAM). Possui, ainda, os títulos de Mestre em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho (UGF) e Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG/1991) e pela Escola de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e membro da Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial – SBDA.

* Com informações do CJF

Compartilhar: