Presidente do TRF2 reúne-se na Corte com diretor da Universidade degli Studi de Milão, após evento no CCJF

Publicado em 12/06/2018

O presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, recebeu em seu gabinete na terça-feira, 12/6, a visita de Pier Fillippo Giuggioli, diretor, docente e pesquisador de Direito Comparado da Universidade degli Studi de Milão. Na data, o professor proferiu palestra sobre o tema “Organização Judiciária no Ordenamento Italiano“, abrindo o 2º Fórum Brasil x Itália de Direito Comparado.

O evento ocorreu no Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, e foi organizado pela juíza federal Carmen Silvia Lima de Arruda, que também participou da visita ao TRF2. Ainda, prestigiaram o encontro o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e a advogada Ana Tereza Basílio, que também palestraram, além do advogado Adriano Curti.

 

Pier Fillippo Giuggioli, André Fontes e Carmen Silvia no CCJF

 

O 2º Fórum Brasil x Itália de Direito Comparado contou com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes). Após as palestras, houve o lançamento do livro “Diritto dell’impresa e degli Investimenti in Brasile”, organizado por Pier Fillippo Giuggioli e Naiara Posenato, com a contribuição de artigos de Agostinho Teixeira de Almeida Filho, Ana Tereza Basílio e do professor Gustavo Tepedino.

Na reunião com André Fontes, Pier Fillipo Giuggioli, que é professor visitante das Universidades de Cambridge, Varsóvia, Sófia e Bucareste e ex-Consultor do Ministério da Justiça da Câmara dos Deputados da Itália, lembrou que, após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) houve um afluxo de estudiosos do Direito da Itália para o Brasil. O pesquisador considera que essa seja uma das causas pelas quais “há vários pontos de contato no desenvolvimento dos pensamentos jurídicos dos dois países, a partir da segunda metade do século 20”. Inclusive, destacou, dentre outros exemplos, “o Direito do Consumidor italiano sofreu uma forte influência do modelo brasileiro”.

 

André Fontes, Ana Tereza Basílio, Pier Fillippo Giuggioli, Agostinho Teixeira, Carmen Silvia e Adriano Curti
Compartilhar: