Programa “Conhecendo a SJRJ” realiza sua primeira ação virtual*

Publicado em 21/08/2020

Estudantes e educadores do Colégio Pedro II – Unidade Tijuca e do Colégio Estadual Albert Sabin, de Campo Grande, participaram da primeira edição virtual do programa de visitação escolar “Conhecendo a SJRJ”, promovida no dia 20 de agosto, via plataforma Webex. Mais de 50 pessoas participaram do evento, entre magistrados parceiros do Programa, juízes federais, servidores, estagiários e professores de outras unidades do Colégio Pedro II.

O programa, que foi instituído em 2007, é destinado a estudantes do nível médio de colégios públicos, que têm a chance de conhecer o funcionamento do Judiciário a partir de palestras com magistrados e simulações de audiência. Originalmente realizado nas dependências do Fórum da Av. Rio Branco e do Centro Cultural Justiça Federal, o “Conhecendo” passou por ajustes. Na versão online, as apresentações ganharam um novo formato, com utilização de fotos, slides explicativos e realização de enquetes.

 

Primeira atividade virtual do programa “Conhecendo a SJRJ”

 

Parceiro de longa data do Programa, o juiz federal da 9ª Vara de Execução Fiscal, Vladimir Vitovsky, abordou as diferentes perspectivas de atuação do Poder Judiciário na sociedade. O magistrado deu exemplos de causas que correm na Justiça Federal, como a operação Lava Jato, conflitos envolvendo o Enem, extravio de correspondências enviadas pelos Correios, blitz da Polícia Rodoviária Federal, criação de animais selvagens sem autorização do Ibama, entre outros. O magistrado explicou o que é um processo, etapas do trâmite processual e a possibilidade de resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação, trazendo menos custos operacionais para o Judiciário e abreviando o sofrimento das partes.

 

Ao alto da imagem, Vladmir Vitovsky falando em videoconferência para os alunos

 

Assim como acontece em todas as edições do programa, foi realizada uma audiência simulada. Presidida pelo juiz Vladimir Vitovsky, a audiência retratou um caso, inspirado em uma história real, de tráfico internacional de entorpecentes. Servidores da justiça federal e os alunos atuaram como ré, advogado de defesa, procurador e testemunha. Ao final da audiência, o magistrado delegou ao grupo a decisão sobre o caso, que aconteceu através de uma enquete dentro da plataforma “Webex”.

Visita Virtual ao CCJF

Os alunos também fizeram uma visita virtual ao Centro Cultural Justiça Federal, que foi conduzida pela servidora da Seção de Atividades Educativas, Andrea Garcia. Através das imagens exibidas, eles aprenderam sobre a história e o estilo arquitetônico do prédio histórico, onde funciona o Centro Cultural e que foi a sede do Supremo Tribunal Federal de 1909 a 1960, quando houve a transferência do STF para Brasília. A atividade pontuou, a partir de detalhes da arquitetura interna, aspectos diversos da história do Direito e da Justiça.

 

Ao alto da imagem, Andréa Garcia fazendo a visita virtual ao CCJF na videoconferência para os alunos

 

O “Conhecendo a SJRJ” é realizado pela Seção de Relações Públicas da JFRJ. As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br

*Com informações da SJRJ

Compartilhar: