Programação presencial do CCJF no mês de Novembro*

Publicado em 05/11/2021

Depois de longa paralisação de suas atividades em decorrência da pandemia, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) volta a ser palco do já consagrado Música no Museu em sua Sala de Sessões e receberá nas galerias e no Gabinete de Fotografia, localizados no primeiro andar, exposições fotográficas de duas renomadas artistas, Valentina Vannicola e Nana Moraes, esta com curadoria de Milton Guran.

Artes visuais, música, artes cênicas, cinema, literatura e outros segmentos da cultura, passam paulatinamente a contar de novo com uma programação presencial no CCJF que volta a funcionar como lugar de arte e cultura no centro do Rio de Janeiro.

Importante ressaltar que o CCJF segue todos os protololos sanitários de prevenção à Covid-19.

Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Endereço: Avenida RIo Branco nº 241, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Horário de Funcionamento: terça à domingo das 11h às 19h.

MÚSICA

Música no Museu

Música no Museu orgulha-se em dar continuidade ao RioWindsFestival agora na sua 12ª versão. O RioWindsFestival acompanha os festivais anuais da Sociedade Internacional de Dupla Reed, que apresenta oboístas e fagotistas do mundo inteiro e seu curador é o oboísta Harold Emert, ex-1º, oboísta da OSB.

Data: 11/11
Horário: das 18h às 19h30
Local: Sala de Sessões do CCJF
Classificação indicativa: livre
Programa: Benjamin Britten, Silvestrini e outros compositores para oboé ou corne inglês solo.

Musicos:
Pierre Jatobá Descaves – Oboé e Corne Inglês
Iniciou seus estudos musicais em 1974, aos 14 anos, no Curso Internacional de Férias da Pró-Arte Teresópolis. Em 1989 forma-se como bacharel em Oboé pela UNIRIO. Tem integrado diversas orquestras e desde 2005 é membro efetivo da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de André Cardoso.

Gabriel Lucena – Violão
Iniciou seus estudos de violão clássico com Paulo Pedrassoli, concluindo seu curso de bacharelado na classe de Maria Haro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2010. Desde 2007 apresenta-se regularmente em diversas formações, desde o violão solo até septetos com formação camerística variada.

 

EXPOSIÇÕES

INFERNO DE DANTE E “RIVIERE”
de Valentina Vannicola
A exposição conta com duas séries de fotografias,”Inferno de Dante” (15 fotografias) e “Riviere”(14 fotografias). Por ocasião da XXI Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, cujo tema é, neste ano, o grande poeta Dante Alighieri, o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam uma interessante retrospectiva da artista italiana Valentina Vannicola, composta por dois de seus mais representativos trabalhos, Inferno de Dante e Riviere.

Período: 28/10/2021 a 7/2/2022
Horário: terça a domingo das 11h às 19h
Local: Galerias do 1º andar do CCJF
Classificação indicativa: livre
Artista: Valentina Vannicola, graduada em Filmologia na Universidade La Sapienza de Roma e na Scuola Romana di Fotografia. Toda a sua prática artística pode ser conduzida ao gênero da fotografia encenada.

AUSÊNCIA – CORRESPONDÊNCIA FOTOGRÁFICA
de Nana Moraes com curadoria de Milton Guran
A exposição inédita é mais um produto do trabalho de Nana Moraes sobre a relação entre mães presidiárias e seus filhos. A artista pratica o que se pode chamar de “fotografia de escuta”, na medida em que empresta seu talento às vozes das pessoas envolvidas no projeto, numa relação de compaixão e simbiose crítica, que marca definitivamente o resultado do projeto.

Período: 28/10/2021 a 7/2/2022
Horário: terça a domingo das 11h às 19h
Local: Gabinete de Fotografica do CCJF
Classificação indicativa: 10 anos
Artista: Nana Moraes, fotógrafa, diretora do Retrato Espaço Cultural e coordenadora do Espaço Educação Valda Nogueira.

 

*Fonte: CCJF

Compartilhar: