Revista Habeas Data Criança Cidadã: Juiz não é bicho de sete cabeças…

Publicado em 28/10/2009

…E também não morde. Juiz é órgão do Poder Público e serve aos cidadãos. Para desmistificar a imagem das autoridades do Judiciário, estimular a reflexão sobre o exercício da cidadania, explicar o papel da Justiça Federal, destacando a importância social da instituição, e até fornecer subsídios para possíveis escolhas profissionais, é que foi criado o programa de visitação desenvolvido pela Seção Judiciária do Rio de Janeiro. O trabalho intitulado “Conhecendo o SJRJ” é direcionado a estudantes e educadores.
        A programação inclui a simulação de uma audiência no Foro da Avenida Rio Branco e uma visita orientada ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Durante as visitas, os participantes conversam com juízes e acompanham palestras sobre temas ligados à cidadania e sobre a atuação e a estrutura dos Poderes da República.
        Mais de 500 alunos e professores do ensino médio, a maioria de escolas públicas, já foram recebidos em quatro anos de existência do programa. Atualmente, as escolas recebem ao final de cada visita um DVD institucional (“Conhecendo a JFRJ”), que serve para a multiplicação da experiência no ambiente escolar. O filme apresenta a Justiça Federal, mostra a composição da Seção Judiciária do Rio de Janeiro e as ações do programa de visitas. Ao longo do ano, o DVD tem sido distribuído também para as varas federais do interior do Estado do Rio de Janeiro.
        As escolas interessadas em participar do programa de visitas devem entrar em contato com a Seção de Relações Públicas da SJRJ, pelo telefone 3218- 8737 ou pelo e-mail tsserep@jfrj.jus.br.

A íntegra da matéria acima pode ser lida na versão eletrônica da revista Habeas Data Especial – Criança Cidadã, que você pode acessar clicando aqui.

Compartilhar: