Revista Habeas Data Criança Cidadã: Semente de cidadania

Publicado em 26/10/2009

Começou em 2003, com as visitas quinzenais. A ideia da juíza federal Simone Bretas, titular da Vara Federal de Três Rios, era simples e objetiva: abrir um espaço na agenda para receber crianças que estudam em escolas públicas das áreas mais carentes da cidade de quase 73 mil habitantes, com o objetivo de criar  um vínculo entre a Justiça Federal e  esses pequenos cidadãos, fazendo com que eles conheçam um pouco do funcionamento e da estrutura da instituição, bem como conscientizando sobre direitos e deveres da sociedade civil. Só que o projeto, a semente lançada em 2003, cresceu e deu frutos, com a adesão de voluntários, dentre empresários, autoridades do Executivo e Legislativo e professores do município fluminense, localizado próximo à divisa de Minas Gerais.
        Hoje, a Vara Federal de Três Rios é a sede do projeto Casa da Criança Cidadã, que envolve várias ações sociais, como, entre outras, os cursos regulares de Inglês, Espanhol, Esperanto, artesanato, Matemática, flauta doce, violão e informática. Uma psicóloga ainda faz, voluntariamente, atendimento a crianças com necessidades especiais. E, claro, o programa de visitas que deu origem a tudo isso prossegue de vento em popa. Primeiro, os estudantes assistem a uma palestra com a magistrada e, depois, visitam as instalações da vara. Em seguida, fazem um lanche e ganham, de brinde, um kit com revistinhas educativas.
        A iniciativa conta com o apoio dos servidores e é tocada com recursos doados pelo Poder Público local ou por particulares. Por exemplo, os 15 computadores usados nas aulas de informática (são duas turmas, que têm aulas com duração de duas horas cada, três vezes por semana) foram fornecidos pela Seção Judiciária do Rio de Janeiro. A estimativa do diretor de secretaria da vara, Paulo Jorge Lellis Villanova, é que, até o presente, já foram atendidas pelo projeto mais de três mil e quinhentas crianças, de 20 escolas dos municípios de Três Rios, Paraíba do Sul, Levy Gasparian e Areal…

A íntegra da matéria acima pode ser lida na versão eletrônica da revista Habeas Data Especial – Criança Cidadã, que você pode acessar clicando aqui.

Compartilhar: