Revista LexCult recebe submissão de trabalhos para “Dossiê Sociologia e História das Infâncias” até 31/3

Publicado em 14/01/2022

A revista eletrônica LexCult abriu inscrições para submissão de trabalhos com o tema “Dossiê Sociologia e História das Infâncias: interlocuções e debates sobre o campo”. Os interessados poderão enviar seus trabalhos até o dia 31 de março no site da revista, no link: http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/about/submissions. As inscrições são gratuitas.

A LexCult é uma publicação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que  atua na divulgação de textos inéditos de pesquisadores nacionais e estrangeiros nas áreas cultural, educacional e jurídica. A revista tem caráter interdisciplinar e aceita submissões de professores e pesquisadores ligados a programas de pós-graduação das mais variadas áreas do conhecimento, que se relacionem com a Cultura, Educação e o Direito.

Para participar da edição temática, que será lançada em maio, é necessário que o autor preencha, nos metadados da submissão, a sua instituição de vinculação, o resumo da sua biografia e o link do seu código Orcid. As normas da revista estão no link: Diretrizes para Autores. Os artigos deverão ter entre 10 a 15 páginas, incluindo referências bibliográficas.

Coordenação: Marilene Antunes Sant’Anna – doutora em História pela UFRJ; professora Adjunta da FFP/UERJ; pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) e Monica Ferreira de Farias – doutora em Ciências Humanas pela UFRJ; professora Adjunta da FFP/UERJ; pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI).

A problematização e discussão da categoria social infância denota uma multiplicidade de questões que afirmam a necessidade de aprofundamento dos estudos e pesquisas nesta área de investigação. A proposta, a partir da interconexão entre a Sociologia e a História, é produzir debates que traduzam abordagens críticas e pertinentes sobre o tema da infância, e, ao mesmo tempo, refletir sobre a realidade das diferentes infâncias vividas no Brasil.

Neste sentido, as organizadoras convidam pesquisadores e pesquisadoras a enviarem trabalhos que venham a contribuir sobre as infâncias que se constituem em diferentes processos históricos, considerando perspectivas políticas, sociais, culturais e jurídicas, e suas interfaces com as abordagens da Sociologia e da História.

O dossiê reafirma o compromisso com a produção e difusão de análises teóricas críticas, bem como insiste na importância de dar visibilidade aos problemas contemporâneos relacionados à infância, que intervêm diretamente na elaboração e implementação das políticas públicas destinadas às crianças brasileiras.

Serviço:

Prazo final de submissão: 31 de março de 2022

Previsão de publicação: maio de 2022

O endereço da revista eletrônica LexCult – que traz estudos e pesquisas voltados para temas relevantes de nosso tempo, no campo teórico do direito e da sociedade, mas também estudos qualitativos aplicados que abordam questões ambientais, educacionais e culturais -, é http://lexcultccjf.trf2.jus.br/ , e os leitores podem se cadastrar para receberem notificações das novas publicações.

 

Compartilhar: